quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Torta de ricota com molho de morangos!



Olá, desde que voltei para casa estou à procura de uma receita de torta de ricota que preparei na casa da minha mãe há uns dois anos e não fiz nenhuma anotação a respeito.
Ainda não tinha o blog e achava que minha memória estaria à postos quando precisasse...ledo engano!
Cheguei e fui procurar "aquela" torta ou outra semelhante, encontrei essa delícia marcada para fazer (acho até que é a mesma da primeira vez), simples e fácil, como tudo que trago aqui, pois deixo a complexidade para os chefs!rs...
Comprei uma caixinha de morangos frescos já visualizando o molho de morangos descendo em cascata pela lateral da torta que eu iria preparar...olha meu desejo bem aí na foto!! ;-o



Torta de ricota
(receita daqui)

- 250g de ricota
- 1 lata de leite condensado
- 4 ovos
- 200ml de leite
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento químico em pó

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.Unte uma forma  de cerca de 20cm (usei uma de cerâmica) e reserve.
Bata todos os ingredientes no liquidificador*, despeje na forma e leve assar por cerca de 1h e 15 minutos ou até que doure à superfície e enfiando um palito no centro, ele saia limpo.
Se quiser desenforme depois de morna.

*Uma dica do chef e culinarista Álvaros Rodrigues que vi na tv outro dia, ensina a esfarelar a ricota com as mãos antes de empregar, pois segundo ele, melhora a textura final da receita...acredito nele!


 

Molho de morangos

Leve ao fogo baixo cerca de 250g de morangos frescos, lavados e picados em pedaços grandes, com 1/2 xícara (café) de açúcar, o suco de 1/3 de um limão (usei tahiti) e uma colher (chá) de essência de baunilha, usei caseira que preparei com vodka e fava.
Deixe ferver, mexendo de vez em quando até que forme uma calda grossa, retire a espuma que irá se formar na superfície com ajuda de uma colher. 
Como eu queria o molho bem pedaçudo, foi rápido, apenas alguns minutos e já estava pronto.
Sirva morno ou frio sobre a torta...fica uma delícia!
 

Depois de ver várias fotos de tortas de ricota, deduzi que a maioria produz essa rachadura na superfície, mas o sabor fica inteirinho!!rs...


Bjsss e uma ótima sexta-feira à todos...

Posted by Picasa

16 comentários:

  1. Oi, Cristina,

    Nossa, esta torta ficou linda! E sendo receita de minha amiga Renata com certeza é muito boa! rsrs. Parabéns pelo belo trabalho.

    Beijoca e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Depois de tanta procura a torta está fantástica!!!
    Vale a pena não desistir...

    Bjoka
    Rita

    ResponderExcluir
  3. A descrição do molho caindo como cascata deixa a gente a salivar. E sabe que o blog é uma ótima opção para anotarmos as receitas e dicas pois a cabeça da gente nos prega peças mesmo. Adorei!


    www.feijaonoprato.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eli, o blog agora é meu arquivo!rs...
      Obrigada pela visita...bj

      Excluir
  4. Adorei a foto, mas tenho certeza que não vai sobrar um pedacinho......faz na segunda. Por favor.
    Cibeli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, repetir tão perto não é bom...temos é que provar outras!rs...

      Excluir
  5. Olá Cristina!
    Obrigada por prestigiar esta receita do meu blog. Fiquei super feliz que tenha gostado! Aliás, essa calda de morangos cheia de pedaços tá maravilhosa! Parabéns! Me deu até vontade de repetir a dose rsrs Adorei a forma, lindona!
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, ainda tenho muitas outras do seu blog para testar...lista imensa!rs...
      Obrigad pelo carinho!!
      bj...

      Excluir
  6. Nossa Cristina, que lindo que ficou o visual. E já é grande parte, né?! Parece ter ficado bem cremosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou leve e pouco doce, muito boa!
      Obrigada pela visita, Valentina!!
      Bj...

      Excluir
  7. Cristina, tão bom quando conseguimos saciar nossas laricas ne? rsss Esse torta de ricota ficou um escândalo de linda com a calda de morangos! Gostei da dica de esfarelar a ricota tbm, vou fazer isso quando reproduzir essa beleza em casa! Bjss e um lindo domingo!

    ResponderExcluir
  8. HUmmm!

    Que lindo!
    Que gostoso!
    Adorei!

    Ricota? Amo!
    Doce com salgado... mais ainda!

    Perfeito!
    Bom domingo!
    Beijinhos Jê!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!