segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Macarrão à Putanesca do Jamie Oliver, minha versão!


Ao assistir Jamie Oliver preparar uma massa que está no seu livro 30 Minutos e Pronto, fiquei animada, além de ter o livro na minha estante, me dei conta de que tinha todos os ingredientes na cozinha ou como sempre, quase todos!rs
Justamente por isso essa é minha versão (com talharim) do espaguete do Jamie, uma receita prática, que funciona como prato único e fica deliciosa.
E o que me deixou mais feliz foi ver meu filho comer e pedir mais!
Como a maioria dos pratos salgados que preparo, não medi nada, coloquei tudo a olho, pensando apenas que serviria duas pessoas, então passo apenas os ingredientes, você pode adaptar as quantidades de acordo com sua necessidade e gosto.


Macarrão à putanesca, minha versão

- 1 lata de atum inteiro em óleo (usei ralado)
- pimenta dedo de moça fresca picada em pedacinhos
- alho picado
- cebolinha verde picada e folhas de manjericão fresco (a receita original usa salsa, mas não tinha)
- alcaparras
- azeitona preta sem caroço picada
- molho de tomate peneirado ou passata
- canela em pó
- espaguete (usei talharim)
- queijo parmesão ralado na hora
- azeite de oliva para regar
- A receita ainda leva aliche e suco de limão siciliano, mas não usei

Modo de preparo:

Em uma frigideira grande, escorra e use o óleo do próprio atum, comece fritando a pimenta e o alho, junte a cebolinha picada, as alcaparras e a azeitona. Acrescente o atum e misture ligeiramente.
Polvilhe uma pitada de canela em pó, adicione o molho de tomate e as folhas de manjericão, deixe cozinhar para encorpar o molho.
Cozinhe o macarrão em água e sal até que fique al dente.
Quando a massa estiver no ponto, com ajuda de um pegador, vá colocando a massa no molho e misture, não se preocupe se for um pouco da água do cozimento junto, isso é desejado.
Arrume em uma travessa, distribua algumas folhas de manjericão por cima, regue com azeite e polvilhe com queijo parmesão ralado na hora.
Bom apetite!!


Uma excelente semana a todos!!

8 comentários:

  1. Bom dia querida!
    Iniciar a semana com uma massa linda e apetitosa assim bom demais!
    Essa eu vou fazer, adorei!

    Bjs, ótima semana junto a sua família ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristina!!!
    Só de olhar as fotos, já me deu fome! rsrsrs
    Beijos e uma linda semana pra você! =)

    ResponderExcluir
  3. Adoro massa e essa ficou uma verdadeira delicia
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Adoro massa com atum Cris, não foi a toa que seu filho gostou e pediu bis. Ficou lindo e irresistível. Beijinhos amiga, boa semana

    ResponderExcluir
  5. Oi Cristina,
    que bela massa, adoro este molho, já vi que voce gosta muito de comida italiana e eu também sou fã rsrs! Que louça maravilhosa!
    Uma ótima semana, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Ficou maravilhoso seu macarrão, acho que nunca comi à putanesca (são tantos nomes e tantas variações). Quando faço macarrão, também para duas pessoas, eu preciso medir para ninguém ficar com fome, ou sobrar muita comida para o dia seguinte, rs.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Cristina,
    Você me lembrou esse prato que nunca mais fiz. Ele é realmente delicioso.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada por macarrão..adorei a receita.
    Gosto bastante das receitas do Jamie mas é sempre bom mudar alguma coisa!
    Adorei conhecer o seu cantinho!
    Beijocas, Nath

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!