sexta-feira, 1 de maio de 2015

Couronne...Pão!



Este pão foi originalmente feito em formato de anel para que as donas de casa francesas pudessem carregá-lo enfiado no braço enquanto faziam compras, interessante, não eh!rs
Tradicionalmente, é feito usando um fermento que descansa por 2 dias, mas fiz a versão de O livro dos pães, de Sara Lewis, feita com iogurte natural, para dar o sabor de levedura característico.
Não ficou tão bonito quanto o do livro, mas o sabor me agradou totalmente e pretendo repetí-lo em breve.

Couronne

- 500g de farinha de trigo (aproximadamente 4 e 1/2 xícaras)
- 1 e 1/2 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de açúcar 
- 1 e 1/4 colher (sopa) de fermento seco instantâneo
- 200g de iogurte natural (3/4 xícara mais 2 colheres sopa)
- 175ml de água (3/4 xícara)

Modo de preparo:

Usei a mfp para sovar, coloque todos os ingredientes na cuba conforme as instruções do fabricante (deixo um pouco da farinha reservada e uso só se necessário), opção 8 (massa), ao final do programa, retire a massa e siga como abaixo na segunda sova.

Para fazer à mão, coloque a farinha em uma tigela, acrescente o açucar, o sal e o fermento. Adicione o iogurte e gradualmente, água morna suficiente para formar uma massa macia.
Sove bem sobre uma superfície enfarinhada por 5 minutos até que fique macia e elástica.
Cubra com filme plástico e deixe em local aquecido por 1 hora ou até que dobre de tamanho (deixo dentro do forno desligado com a luz acesa).
Sove novamente, enrole dando um formato redondo, com a ponta dos dedos, faça um buraco no meio e vá aumentado até que fique com cerca de 12cm de diâmetro e o pão forme um anel de cerca de 20cm de diâmetro.
Transfira para uma assadeira untada, unte um pequeno bowl e coloque no centro do pão, para manter o anel interno. Cubra e deixe crescer por 30 minutos ou até que cresça pela metade novamente.
Se quiser polvilhe a massa com farinha, retire o bowl do centro e leve assar em forno preaquecido a 200º C por 20 a 25 minutos até que cresça bem e doure.

Muito saboroso para comer quentinho, casca crocante e miolo aerado, no dia seguinte perde a crocância, mas ganha em sabor. O pedaço que sobrou para o terceiro dia, usei para fazer uma bruschetta, delícia!

Ótimo feriado e excelente final de semana!!


6 comentários:

  1. Tenho esse livro de 200 receitas pão e já fiz muitas receitas de lá e saem sempre uma maravilha
    Alias já fiz esse pão foi o primeiro que fiz e gostei muito
    O teu ficou lindo e com toda a certeza uma delicia
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderExcluir
  2. eu gosto muito de pães assim, rústicos.Ficou lindo, vou tentar fazer.Bom feriado!

    ResponderExcluir
  3. Minha querida,
    mais um pão que irei fazer, cada receita pra mim é única!
    Eu tenho uma mfp quase nunca uso, gosto de sovar a massa com as mãos, sou
    do tempo antigo, rsrs. Nos dias de preguiça eu a coloco p/ trabalhar mas é raro.
    Seu pão ficou lindo, gostei da história!

    Um grande beijo, ótimo fds! ♥

    ResponderExcluir
  4. boa tarde, sempre visito seu blog ate ja me arrisquei com algumas receitas que deram certo agora me encantei com este pão, mas esta quantia de fermento seco significa aquele saquinho de 7 ou 10 gramas conforme o fabricante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eva, usei essas medidas conforme descrito no livro e tbm porque tinha o fermento em um potinho, mas sim, respondendo a sua perguna, pode usar um saquinho de 7 ou 10g conforme o fabricante. Espero que funcione bem pra vc, volte p me contar, ok?!
      Obrigada e seja sempre bem vinda!!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!