terça-feira, 10 de novembro de 2015

Pudim de Leite Condensado e Ricota


Não tenho o hábito de preparar sobremesa nem mesmo nos finais de semana, mas se vou receber visitas, aí não deixo faltar!
Tento pensar em algo ao gosto dos convivas da vez, no caso, meu irmão mais velho e sua família.
Ele é saudoso das comidinhas da minha mãe, então preparei almôndegas ao sugo, uma polenta molinha para acompanhar e ainda, pimentão grelhado, arroz branco e salada verde.
Para sobremesa, fiz uma versão mais suave do clássico pudim de leite condensado, a sugestão de acrescentar ricota veio do Fazendo Arte da querida Oslaine e foi um sucesso!

Pudim de leite condensado e ricota

- 3 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 2 e 1/2 xícaras de leite (uso a medida da lata)
- 1 xícara de ricota
- 1 colher (sopa rasa) de amido de milho (opcional)

Calda:
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de água

Modo de preparo:

Para a calda, leve ao fogo uma panela com a água e o açúcar, deixe cozinhar em fogo baixo até formar um caramelo dourado (não mexa durante o cozimento).
Espalhe o caramelo na forma, reserve.
Coloque o restante dos ingredientes no liquidificador e bata por 2 a 3 minutos, despeje a mistura batida na forma, cubra com papel alumínio e cozinhe em banho maria por 40 minutos (eu uso uma panela própria de banho maria e em 20 minutos está pronto).
Leve para gelar por no mínimo 3 horas, eu faço no dia anterior.
Desenforme pouco antes de servir.

*Experimente adicionar raspas de limão, fica delicioso e combina muito bem com a ricota!


Excelente semana a todos!!

7 comentários:

  1. que cor magnifica e um aspeto fabuloso, e assim com esses ingredientes super interessante mesmo.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. Que pudim lindo, ficou perfeito! Deve ficar muito bom com a ricota. Pudim de leite condensado lembra muito meu pai, praticamente só ele gostava, tanto que nunca fiz na minha casa e nem mesmo minha mãe prepara mais.
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Pudim para mim é sempre bem vindo!
    Este está lindo e guloso!!

    ResponderExcluir
  4. Que pudim mais lindo!
    Uma receita da querida Oslaine feita por vc só poderia ficar assim um arraso!
    Sorte do seu irmão que tem uma irmã prendada e faz comidas gostosas!
    Não tem como não sentir falta de quem a gente ama e a mãe então...!

    Bjs, ótima semana, fique com Deus! ♥

    ResponderExcluir
  5. Nossa... ficou lindo mesmo o seu pudim Cristina, é sempre um prazer ver a minha receitinha aqui entre as belas receitas que voce prepara e saber que foi um sucesso me deixa mais feliz ainda!
    Um grande abraço e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris,
    Pudim de leite é uma das minhas sobremesas favoritas, mas nunca experimentei com ricota, deve ser uma delícia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Cristina!
    As receitas da Oslaine são mesmo saborosas e o seu pudim ficou lindo e certamente delicioso, sendo esses os motivos do sucesso.
    Amei tb a comidinha servida, comidinha de "mãe" mesmo.
    Bjsss e obrigada pela visitinha

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!