sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Bolo de Figo e Amêndoa


 Os figos ainda estão bonitos e convidativos nessa época do ano e a combinação do sabor da fruta com a textura inconfundível da amêndoa deixa esse bolo irresistível.
O preparo é muito simples e você certamente vai se impressionar com o resultado delicado e doce na medida.

Bolo de figo e amêndoa
(ligeiramente adaptado daqui)

- 1 xícara de amêndoas cruas (inteiras e com pele)
- 4 colheres (sopa) de manteiga derretida
- 1/4 de xícara de açúcar mascavo
- 1/4 de xícara de farinha de trigo
- 1/2 colher (chá) de fermento em pó
- 1/8 colher (chá) de canela em pó - usei 1/4
- 1 pitada de sal
- 3 ovos batidos
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1/2 colher (chá) de extrato de amêndoa - usei licor
- 12 figos maduros - usei 6

Preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de fundo removível de 22cm, reserve.
Coloque as amêndoas e o açúcar em um processador e pulse até obter uma farofa. Adicione a farinha, o fermento, a canela e o sal, pulse para combinar.
Em uma tigela misture os ovos, a manteiga derretida, o mel e o extrato (ou licor) de amêndoa. Junte a mistura de ovos à mistura de amêndoa e mexa bem para incorporar todos os ingredientes.
Despeje a massa na forma reservada.
Remova o cabinho de cada figo e corte-os ao meio. Distribua os figos sobre a massa, se quiser polvilhe um pouco de açúcar demerara sobre as frutas, eu reguei cada pedaço de figo com um fio de mel.
Leve ao forno por 30 minutos ou até a massa ficar bem dourada e firme.
Deixe esfriar sobre uma grade.

É delicioso servido assim, puro, mas, se quiser juntar uma porção de iogurte natural e polvilhar com açúcar de confeiteiro, também fica muiiito bom!




Um abençoado final de semana a todos!!

5 comentários:

  1. que bolo com um aspeto fabuloso com os figos ai a chamar a atenção. muito bom.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. Que bolo mais lindo e tentador amiga!
    Eu amo figos, essa receita é maravilhosa!
    Na casa da minha mãe tinha um pé de figo, eu fazia inúmeras receitas.

    Abençoado feriadão, fique com Deus!
    Bjos no seu ♥

    ResponderExcluir
  3. humm adoro figos e este bolo esta mesmo como eu gosto essa fatia pode ser para mim hummm bjs bfs

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro figos e quando á como á maluca e nunca sobra para fazer um docinho.
    Gostei da combinação de figo e amêndoa, deve ter ficado um bolo delicioso.
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!