Desde menina sou apaixonada por pães, acredito que essa receita de pão de batata, tenha sido se não a primeira, uma das primeiras receitas de pão que preparei. E eu a repeti inúmeras vezes, durante anos. Por algum motivo deixei de fazê-la e isso tem quase vinte anos. Essa semana lembrei dela, como sempre recorri ao blog e qual foi minha surpresa ao ver que nunca a postei aqui.
Ela merece estar aqui, para sempre, seja lá o que isso signifique.
É um pão muito simples, de fácil preparo e manuseio e tem apenas uma fase de descanso para crescimento da massa. O resultado é um pão macio e saboroso, com aspecto caseiro, reconfortante.
Pão de batata
- 4 batatas médias cozidas e amassadas
- 2 ovos
- 2 xícaras chá de leite morno
- 1/2 xícara chá de óleo
- 1 colher sopa de acúcar
- 1 colher sopa de sal
- 2 tabletes de fermento biológico fresco
- farinha até dar ponto de uma massa que não gruda nas mãos, reserve em torno de 1k para a receita
Modo de preparo:
Desmanche o fermento com o açúcar até ficar uma pastinha, junte o leite morno, os ovos, o óleo, a batata amassada e o sal, misture. Adicione a farinha aos poucos, misturando com uma colher, continue acrescentando aos poucos e comece a sovar com as mãos, junte a farinha até que desgrude completamente das mãos, formando uma bola uniforme.
Modele dois pães grandes ou três menores, coloque numa assadeira forrada com papel próprio ou ligeiramente untada, deixe crescer até dobrar de volume. Você também pode assar em forma de pão, tipo bolo inglês.
Asse em forno preaquecido a 200ºC por 30 minutos ou até que dourem a seu gosto.
Deixe esfriar sobre uma grade.
Aproveitei para provar algumas geleias que ganhei, um mimo delicado, do tipo de presente que amamos.