domingo, 15 de maio de 2011

Doce de banana!



Sempre tenho bananas na fruteira de casa, não que eu coma muitas assim, in natura, mas gosto de saber que elas estão lá, prontas para um bolo ou acompanhar minha refeição...é, eu gosto de comer frutas como acompanhamento no almoço, e não vejo nenhum mal nisso!
Estas pobrezinhas já tinham passado do ponto e olhavam para mim com desespero, então resolvi mudar a sorte delas e as transformei num delicioso doce de bananas!

Numa panela deixei caramelizar uma xícara (café) de açúcar; quando estava com um dourado claro, coloquei as bananas ( 5 bananas e 1/2 ) e mexi para incorporar, não se preocupe se formarem pedras de caramelo, logo ele desmanchará.
Vá mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela, se precisar coloque um pouco de água...o ponto vc quem escolhe, não esqueça que ao esfriar o doce tomará mais corpo e pode ficar firme demais...eu gosto do meu como uma geléia para passar na torrada.
Quando já estava quase pronto, joguei uma chuva bem fina de canela e uma colher (café) de extrato de baunilha - caseiro, que eu mesma fiz -  mas é opcional.
Nunca tinha usado a baunilha no doce de banana, mas não me arrependi...ficou um gostinho sutil e delicioso!!
Pena que rendeu pouco, apenas esse potinho que vc vê na foto, cerca de 300g.

Ótima semana e até a próxima...

3 comentários:

  1. Também sempre trago 1 dúzia de bananas para casa toda semana mas geralmente comemos in natura. O problema é quando quero fazer algum bolo e não tem! rsss
    Esse doce deve ter ficado mais do que especial com o toque do caramelo! Hummm!
    Adorei seu cantinho e mais ainda em saber que somos quase "vizinhas" rsss
    Bjss e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristina!

    Primeiro quero agradecer o seu comentário lá no Dia de Domingas! Obrigada pela visita!

    Olha, eu sou como você quando se trata de bananas! Gosto como acompanhamento do arroz! Algumas vezes acontece também de ficarem muito maduras e aí só uso mesmo para bolos ou doces. Já fiz também um doce de banana com chocolate que ficou bom. Agora, achei a sua técnica de caramelizar o açúcar primeiro bem interessante e vou experimentar.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Akemi,tbm fico feliz com nossa "vizinhança", volte sempre! bjs

    Andrea, experimente sim, fica muito bom!
    bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!