terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Carolinas ou Profiteroles com Sorvete de Creme e Ganache de Chocolate!



Essa é uma sobremesa que mereceu destaque entre várias que preparei em 2013, mas por alguma razão  que eu mesma desconheço, ainda não havia sido postada aqui.
Bem a tempo de corrigir esse lapso e em pleno verão, trago-vos a receita de carolinas ou profiteroles, recheadas com sorvete de creme e cobertas com ganache de chocolate ao leite, que resulta em uma combinação deliciosa.
A massa é a mesma que usei aqui, mas vale a pena repetir.

Carolinas ou profiteroles

- 1/2 xícara de água
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 3/4 de xícara de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) rasa de açúcar
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 2 ovos grandes (usei 3 de tamanho médio)

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a água e a manteiga, leve ao fogo médio e mexa até que a manteiga derreta totalmente, junte a farinha de trigo de uma só vez e misture por cerca de 2 minutos, a farinha precisa cozinhar, inicialmente vai empelotar, para depois formar uma massa única.
Leve essa mistura à batedeira (espere esfriar um pouquinho), adicione o açúcar, a baunilha e os ovos, um a um, batendo bem a cada adição.A massa deve ficar densa e ao levantar o batedor a mistura deve se partir ao invés de formar um fio contínuo de massa (comece com os 2 ovos, se a massa estiver muito grossa, junte mais 1 ovo pequeno, ou junte colheradas do ovo ligeiramente batido, até que chegue na textura desejada).
Coloque a massa em um saco de confeitar ou improvise usando um saco plástico próprio para alimentos, faça um pequeno furo na ponta e monte as carolinas em uma assadeira forrada com papel manteiga.
Leve ao forno a 200ºC por 12 minutos, depois reduza o calor para 180º e asse por mais 15 minutos ou até que fiquem douradas.Deixe esfriar no forno.

; )

Para a ganache de chocolate, derreta 200g de chocolate ao leite no microondas, junte 100g de creme de leite até que fique homogêneo, espesso e de sabor suave.

Corte as carolinas ao meio, sem partir completamente, recheie com sorvete de creme ou outro de sua preferência, cubra com a ganache e delicie-se!


As carolinas mantém sua textura por até dois dias se guardadas em um pote bem fechado.
Uma opção é aquecê-las ligeiramente no forno por cerca de 10 minutos, assim elas recuperam a crocância suave de quando recém-assadas.



Uma excelente semana a todos!

7 comentários:

  1. Ficaram perfeitos, esta é uma das sobremesas que mais amo comer, mas nao tenho muita paciência para fazer nao hehe, beijos Cris !!!

    ResponderExcluir
  2. Cristina querida,
    eu sempre tive vontade de fazer carolinas, gamei na sua receita
    ficou 10!
    As fotos estão lindas e irresistíveis!

    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  3. Fiz carolinas uma única vez, e nem sei porque nunca repeti a experiência. Parece deliciosa toda a combinação que você escolheu: um lindo prato!
    beijos e feliz 2014!

    ResponderExcluir
  4. Querida Cristina
    Acho que profiteroles tem cara de festa!
    Nunca comi com sorvete e estou aqui salivando pela tua receita!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  5. Oi Cristina!
    Eu nunca fiz carolinas, acredita, as suas ficaram perfeitas, recheadas com sorvete e esta cobertura de chocolate deve ficar uma verdadeira delicia!
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!