domingo, 22 de maio de 2011

Risoto de tomate seco e alhos inteiros!



Olá, devo confessar à vocês que faz bem pouco tempo que descobri essa MARAVILHA  feita  simplesmente com...arroz!! está certo que não é qualquer arroz, existem alguns tipos de arroz próprio para risoto: o carnaroli e o arbório são os mais usados e facilmente encontrados nos supermercados.
O carnaroli apresenta mais amido, por isso é o preferido dos italianos.O seu grão demora mais para cozinhar, mas mantém melhor o cozimento "al dente" e o resultado é um risoto mais cremoso.
Esse prato é um dos mais ecléticos que conheço, pois aceita praticamente todas as combinações possíveis, claro que como qualquer prato, existem os "clássicos", mas fique à vontade para liberar sua criatividade e dê seu toque pessoal, só não deixe de experimentar! você vai se apaixonar!!
Não tem muito segredo, depois que fizer o primeiro, o céu é o limite -desculpem, mas não resisti ao trocadilho! rs ; )
Eu fiz assim: dissolvi um potinho de caldo sabor galinha em um litro de água fervente - se quiser pode fazer seu próprio caldo - deixe o fogo baixo para que se mantenha quente.
Numa panela, aqueci um fio de azeite, adicionei cebola picada, alhos inteiros e deixei dourar.
Depois juntei uma xícara de 200ml de arroz carnaroli, deixei fritar um pouco e acrescentei meio cálice pequeno de vinho branco.Mexi bem e esperei que o álcool evaporasse.À partir daí fui adicionando o caldo reservado e aquecido, aos poucos, uma concha de cada vez, mexendo a cada adição.
Mexa todo o tempo,sempre que estiver secando, junte mais caldo.Nessa hora, coloquei o tomate seco.
Observe o cozimento do grão, quando estiver cozido, mas al dente, está pronto! Desliguei e adiconei um pouco de manteiga e alguns cubinhos de mozarela - normalmente uso parmesão ralado, mas não tinha - tampei e depois de uns 2-3 minutos me servi de um risoto cremoso, divinamente simples e que fez a alegria do meu almoço nesse domingo! ; ) )

Importante: Não lave o arroz, pois o amido que está impregnado nele é o responsável por engrossar o caldo durante o preparo.
Rend. : 2 porções pequenas ou 1 generosa! rs...

Espero que tenham gostado tanto quanto eu! bjs e até a próxima...

5 comentários:

  1. Olá Cristina,
    Olha que não vou resistir em fazer esse risotinho pra nós 2.
    Gosto muito desse prato, com qualquer combinação.
    E cmo havia dito, os pratos salgados me atraem....

    Obrigado, bj grande

    ResponderExcluir
  2. Oi Vilma, não resista! para dois fica sempre especial...bjs.

    ResponderExcluir
  3. Risoto perfeito, cremoso, uma textura perfeita! E hoje combinaria muito com o clima que tenho aqui. ;)


    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Cumadi,
    Gostei bem da receita, gosto mto de risoto e com tomate seco me agradaria bastante. E gostei da novidade, alhos inteiros. =)
    Um bejim grande!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!