sexta-feira, 3 de junho de 2011

Torta de Atum para dias apressados!



Olá, tem dias em que parece que o relógio está trabalhando depressa demais, não é?!
Nesses dias precisamos de receitas rápidas e fáceis, que nos ajudem a sair do cotidiano, mas sem tomar muito tempo.
Então, sabe aquela tortinha coringa, que aceita vários tipos de recheio, tem massa batida no liquidificador, fica macia, fofa e é super gostosa?! Eu trouxe uma aqui, para que vocês possam provar também!
Temos essa receita à muito tempo no caderno lá de casa, já perdi as contas de quantas vezes ela foi repetida, apenas se alterando o recheio.


Torta de atum

Massa:

- 4 ovos
- 1 xícara (chá) de óleo (uso 2/3)
- 2 xícaras (chá) de leite
- 12 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) rasas de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- pimenta do reino à gosto (opcional)

Recheio:

- 2 latas de atum (escorrido o óleo)
- cebola, tomate, azeitona, milho, e cheiro verde a gosto


Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador.Coloque em um refratário untado com manteiga.
Depois acrescente o recheio de sua preferência sobre a massa em pequenos montinhos.Espalhe com um garfo para que  fique homogêneo.
Para fazer esse recheio, escorra o óleo de duas latas de atum ralado.
Numa tigela pique a cebola, o tomate, as azeitonas e o cheiro verde.Tempere com sal e pimenta à gosto e misture o atum já escorrido.Depois é só colocar na massa e espalhar.
Asse em forno pré aquecido em 180º até que doure na superfície e enfiando um palito ele saia limpo.
Você pode acrescentar ervilha, champignon, palmito ou até mesmo uma seleta se quiser, também já fiz de frango e carne moída, todas foram aprovadas!

Rende um refratário médio de 18/25cm.

Bjs e até a próxima...

Posted by Picasa

5 comentários:

  1. Tina... você que expert em culinária, gostaria de saber porque TODAS as minhas tortas salgadas enquanto estão assando ficam lindas, fofas, grandonas. Desligo o forno e elas murcham e ficam pela metade na assadeira. A receita que sigo é muuuito semelhante a esta sua (acima). Já fiz a torta no liquidificador (conforme manda a receita), ja fiz na batedeira, ja coloquei fermento, ja tirei, coloquei os ingredientes em temperatura ambiente, e nada. Você suspeita de alguma coisa?!?!? SALVE-ME! kakakakaka bj ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilia, essa receita aqui é uma daquelas infalíveis, mas alguns fatores podem "atrapalhar" como: excesso de recheio; recheio com líquido demais, eles podem ser cremosos, mas enxutos; forno em temperatura alta demais, o que acelera o crescimento, mas a massa ainda está mole ou semi-cozida; forma grande demais para a quantidade de massa são alguns fatores!Experimente trocar uma pequena parte (1/10)da quantidade de farinha por maisena preste atenção se algo como citei pode estar ocorrendo...espero ter ajudado.
      Bjs...

      Excluir
  2. Olá Cristina, tudo bem?
    Eu acabei de tirar uma torta desta sua receita do forno, já estava de olho nela a dias rsrsrs... eu fiz com recheio de sardinha e ficou maravilhosa... esta massa hummm... uma das melhores que eu já experimentei, todos aqui gostaram muito da torta... foi um sucesso, vou postar no blog um dia destes!
    Beijos e obrigada,
    Oslaine

    ResponderExcluir
  3. Nas suas medidas 12 colheres de sopa de farinha de trigo são quantos gramas? E 2 xícaras de chá de leite são quantos ml?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, aproximadamente 85g de farinha de trigo e 480ml de leite, ok.
      Espero ter ajudado, essa massa é minha coringa, fica realmente muito boa!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!