segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sorvete caseiro de morango com salada quente de frutas!



Olá, até que enfim os dias quentes e ensolarados chegaram...\o/...sou mais feliz assim!! ;))
Já faz um bom tempo que sinto vontade de preparar sorvete em casa, mesmo não tendo sorveteira (ainda não me decidi se compro uma), sempre é possível encontrar receitas que não precisem dela.
Estimulada pelo calor intenso e pelos morangos frescos que estavam clamando na geladeira, resolvi experimentar...ficou realmente muito bom, agora só resta testar outros sabores!
Para acompanhar meu sorvete, eu queria uma salada de frutas, mas não havia laranjas - como ficar com caldinho, sem laranjas?
Então, contornei à meu modo : preparei uma salada com pera, maçã, pêssego, banana e morangos picados, coloquei num refratário, polvilhei  um pouquinho de açúcar, canela e levei ao forno médio, até que o açúcar derretesse e formasse uma caldinha com o suco das frutas.Deixei esfriar um pouco, afinal está calor e...comi, comi e comi!! :-o
Mas o sorvete fica muito bem sozinho, com uma salada de frutas geladinha ou com calda de chocolate - como o filho gosta!

Sorvete caseiro de morango
(adaptada daqui)

1º etapa - Bata no liquidificador por 3 minutos:

- 1/2 litro de leite (usei semi-desnatado)
- 1 colher (chá) de liga neutra
- 1/2 xícara de açúcar

Coloque em uma assadeira de alúminio ou em forminhas de gelo e leve ao freezer (ou congelador) até endurecer (cerca de uma hora).

2º etapa - Na batedeira :

Pique a base congelada e coloque os pedaços na tigela da batedeira.
Adicione:
- 1/2 lata de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite (usei creme de leite fresco)
- 1 colher café de emulsificante
- 1 colher de pó saborizante ou polpa de frutas (usei cerca de 200g de morangos frescos, macerados grosseiramente)

Bata todos os ingredientes por 12 minutos, vai virar uma massa enorme e fofa.
Coloque num pote de sorvete ou outro pote plástico, tampe e leve para gelar no freezer ou congelador por no mínimo 6 horas - eu deixei de um dia para outro.
É importante que o pote fique cheio até a boca para não formar cristais de gelo, caso não encha tudo, cubra com papel filme, encostando-o na massa, antes de tampar.

Rend. 2 litros + 200ml.
Eu fiz apenas meia receita acima e rendeu um pote de 2 litros, faltando 2 dedos para encher.
Os pedacinhos de morango migraram para o fundo, por isso não aparecem nessa foto, minha primeira degustação!rs...
A primeira foto, onde aparecem os morangos, foi tirada no dia seguinte, pois já chegamos ao fundo do pote!! :o )

 

Aqui, com a salada de frutas, ainda morna...minha segunda degustação!rsrsrsr...


Essa é a porção com calda de chocolate...do filho!


Bjsss e ótima semana à todos...

Posted by Picasa

4 comentários:

  1. Olá,

    to curiosa prá saber como ficou o sorvete. Na foto parece que ficou muito bom. E o sabor?? A salada de frutas me pareceu deliciosa.
    Cibeli

    ResponderExcluir
  2. Cibeli, eu adorei...muito melhor que os industrializados! e a salada, estava mesmo boa!!

    ResponderExcluir
  3. Acgo uma covardia ficar mostrando essas coisas deliciosas neste blog, e prepará-las aí longe da gente....acho inclusive injusto....
    Quando vir passar ferias na minha casa (e será breve) vamos montar um menu, por ordem de preferencia, baseado no 'Abobora menina' o que me diz?

    bjus

    ResponderExcluir
  4. Vilma, aceito o menu, um dia eu, um dia vc! assim nós duas matamos nossa vontades de comidinha alheia!rs...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!