sábado, 5 de novembro de 2011

Bolo de chocolate com iogurte e cerejas ao marrasquino!



Olá, ainda às voltas com meu aniversário, tive que preparar esse bolo!
No dia 31, não fui ao trabalho, então no dia seguinte, é claro que todos queriam me parabenizar e saber se havia feito pelo menos um bolinho para comemorar...como não gosto de decepcionar os colegas, levei esse bolo de chocolate, que leva iogurte na massa, aproveitando para usar algumas cerejas em calda que eu tinha em casa...cereja e chocolate fazem uma bela dupla! ; )

Bolo de chocolate com iogurte e cerejas
(adaptado* daqui)

- 1 copo de iogurte natural
- 1 e 1/4 xícara de açúcar (usei 1 xícara)
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 1/2 xícara de achocolatado ou chocolate em pó (usei os dois)
- 4 ovos (usei 3, pois era só o que tinha)
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo (usei 1 de farinha de trigo e meia de maisena)
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 xícara de cerejas ao marrasquino

Pré-aqueça o forno à 180ºC. Separe as gemas das claras, bata as claras em neve e reserve.
Em outra tigela bata as gemas, o açúcar e a manteiga até ficar um creme fofo e claro.
Acrescente o achocolatado, o iogurte, a baunilha e bata mais um pouco.Adicione a farinha e o fermento peneirados e bata em velocidade baixa, apenas para incorporar.Com uma colher de pau, incorpore as claras em neve.
Coloque numa forma (untada e enfarinhada), usei uma de bolo inglês de 11x30cm e pique as cerejas por cima.
Asse por 30-40 minutos ou até o teste do palito sair limpo.
Depois de pronto, reguei com uma caldinha de chocolate que já mostrei aqui...só para dar um charme à mais! : )

*As adaptações foram por necessidade, pois no último e primeiro dia do mês, minha despensa fica meio vazia!rs...

Aqui, ainda sem a calda de chocolate.




Bjsss e até a próxima...
Posted by Picasa

7 comentários:

  1. Que delicia de bolo!
    Tenho certeza que fez bastante sucesso!

    Meu abraço com votos de felicidades pelo aniversário!

    Renata

    ResponderExcluir
  2. Hummm!

    Apetitoso Demais!

    Amei!
    Bom Domingo!
    Beijo JÊ

    ResponderExcluir
  3. Renata, Lari/Jê...o bolo ficou mesmo muito bom e não sobrou nada!rs...
    Obrigada!!bj...

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa combinação, Cristina. Vai ser meu próximo bolo.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Tenho certeza que seus colegas amaram este bolo(bem queria um pedacinho)
    Parabéns pelo aniversario.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. parabéns pelo aniversário e pelo bolo.
    só estou em dúvida se as cerejas são usadas no bolo ou na calda.

    Elisa, recife

    ResponderExcluir
  7. Lylia, tbm adoro essa combinação, se fizer volte pra me contar!bj...

    Sylvia, obrigada e sirva-se!rs...

    Elisa, as cerejas são usadas no bolo, coloque por cima antes de assar e só depois que tirar do forno regue com a calda de chocolate!
    Obrigada e seja sempre bem-vinda!bj...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!