sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Salmão ao Limão Siciliano com Cuscuz de Tomate Cereja !



Eu cresci tendo como refeição diária a clássica combinação brasileira de feijão, arroz, carne, legume refogado e salada.Basicamente era isso todos os dias, com alterações aos domingos onde minha mãe costumava servir além do frango assado inteiro, macarrão (sempre ao sugo) e maionese.
Depois que me casei, segui o modelo que conhecia, para minha própria casa, feijão, arroz, etc, etc...mas ao me divorciar, me senti livre para descobrir novos sabores, novas combinações e tornar tudo mais simples e prático!
Hoje, não tenho regras, embora continue apaixonada pela "nossa" combinação de feijão e arroz, dificilmente eu os tenho na mesa juntos, demorou, mas descobri que fico perfeitamente satisfeita degustando um filé de salmão, acompanhado de cuscuz marroquino e só!!

Salmão ao limão siciliano com cuscuz marroquino de tomate cereja

Para temperar o filé de salmão, raspe a casca de 1/2 limão siciliano, misture com uma pitada de sal, uma pitada de páprica e 1 colher (sopa) de azeite.Reserve.
Aqueça uma frigideira, coloque os filés e cozinhe por 2-3 minutos de cada lado.
Para o cuscuz, coloque-o em uma tigela, tempere com sal, uma pitada de páprica e gengibre ralado a gosto.
Misture tudo e despeje água fervente (a água deve cobri-lo ligeiramente), cubra com filme plástico e reserve.
Em outra tigela, pique finamente cebola a gosto e cubra com o suco de 1/2 limão, pique os tomates ao meio, tempere com um fio de azeite e junte à cebola picada.
Afofe o cuscuz com um garfo, despeje os tomates, a cebola e o suco de limão sobre o cuscuz e misture tudo.
Acrescente coentro picado (usei salsa e cenoura ralada), prove o tempero e acrescente mais sal, se necessário.
Sirva o filé de salmão com o cuscuz.


(*-*)

Sou "louca" por livros e afins que digam respeito a culinária, especialmente se for recheado de fotos lindas e tentadoras.Eu tenho me controlado bem, mas quando vou a livraria e acabo me deparando com aquele cheirinho de páginas novas e cheio de boas sugestões, não resisto, anoto alguns títulos e assim que chego em casa dou uma busca na internet, se encontro algum em promoção...lá vou eu!!
Dessa vez, adquiri três...a sugestão que apresentei hoje é uma adaptação de uma receita da Nigella.



Um ótimo final de semana a todos!!

6 comentários:

  1. Amei essa receita!!! Adoro salmão! Um dia vou fazer usando sua receita, ok? Parece deliciosa!!!!!
    Um lindo final de semana!!

    ResponderExcluir
  2. Esta com ar de apetitoso...

    Bjocas,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderExcluir
  3. Huuum, que gostosura.
    prsto lindo e colorido adorei.
    Aqui em casa o trivial tbm é arroz, feijao e uma carninha...
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Cristina,
    eu tbm fui criada saboreando o feijão com arroz e bife, rsrs, nos domingos a maionese, a macarronada e o frango caipira era certo, minha mãe fazia um belo almoço aos domingos, eu, meus 6 irmãos, ela e pai, setávamos à mesa que era enorme e saboreávamos aquela comida tão saborosa.
    Hoje os meus pais são separados, meu pai tem uma nova esposa, minha mãe tem a casa dela e vive somente na presença de Deus, é claro que nós os filhos não a abandonamos, a casa dela é super aconchegante, ela continua fazendo suas belas receita aos quais eu aprendo muito com ela, rsrs.
    Desculpe-me o meu desabafo, tenho saudades da minha infância e adolescência, a união dos meus pais, e falar em comida de domingo vem as boas lembranças.
    Os sete filhos são casados por isso mãe ficou só.

    Aqui em casa eu tbm gosto de variar o cardápio, o meu esposo comi tudo que eu faço, tem pratos que não combinam com feijão e arroz ele entendi muito bem e o meu filho tbm, rsrs.
    Eu estou com água na boca, sua receita ficou perfeita do jeito que eu gosto, comidinha linda, colorida e saudável, prato perfeito!

    Bjs, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Querida Cristina,
    Eu também sou "viciada" em livros de culinária, não posso vê-los que já quero levá-los para casa. Folheá-los e imaginar fazendo algumas receitas é um prazer indescritível.
    Ficou linda sua refeição, e deliciosa.
    Eu sou adepta do feijão com arroz, mas adoro variar.Acho que essa alternância de sabores é que dá mais sabor à nossa mesa.
    Bj e boa semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris,
    Eu andava fugindo do arroz com feijão, mas estou com uma nutricionista e a primeira coisa que ela trouxe de volta foi o tal arroz + feijão. Vegetariana sim, sem arroz com feijão, não.
    Uma das últimas carnes que deixei de comer, foi a de peixe, pois eu gostava muito, especialmente de salmão.
    Que a sua primavera seja repleta de cores e perfumes.
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!