segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Pão de Forma Inglês

Ando as voltas com fermento natural, ganhei uma isca e estou tentando "entender e atender" seus caprichos. Também resolvi testar um fermento de litro ou de cristo, mas isso tudo é assunto para outras postagens.
Por enquanto uso os infalíveis fermento fresco ou seco e faço a alegria do meu filho com o que ele chama de pão tradicional.
Essa receita é bem simples e rende um pão de miolo macio e casca ligeiramente crocante, o site fala em perfeito para torradas, mas por aqui não sobra para isso.

Pão de forma inglês

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 e 1/2 colher (chá) de sal
- 1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (sopa) de fermento seco
- 1 xícara de leite
- 1/4 xícara de água
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Preparo:

Em uma tigela misture a farinha, o açúcar, o sal, o bicarbonato e o fermento, reserve.
Em outra tigela combine o leite, a água e o azeite e aqueça ligeiramente no microondas. Cuidado para não aquecer demais.
Junte os líquidos aos secos e misture tudo muito bem. Bata na batedeira por 1 minuto ou à mão por 2-3 minutos. A massa deve ficar macia e elástica.
Unte e enfarinhe uma forma de pão, tipo inglês. Coloque a massa que não deve ultrapassar a altura da lateral da forma.
Deixe crescer por 45 minutos a 1 h. Asse em forno preaquecido por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja dourado.
Deixe esfriar por 5 minutos, desenforme e coloque sobre uma grade até que esfrie completamente.



Ótima semana a todos!!

6 comentários:

  1. Bom dia, minha querida! ☕ 🍞
    Que pão mais lindo e a receita é top demais!
    Amo fazer pães, levo a sua receita!

    Beijos, excelente semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristina: mais uma receita deliciosa de pão. Está muito bonito e o interior parece bem fofinho.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. De certeza que ficou muito bom! O aspecto exterior está bonito e parece que ficou bem fofo.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi =)
    Eu AMO pão caseiro, é uma das receitas que eu mais gosto de fazer.
    Esse seu está com uma cara lindíssima e já vou salvar a receita pra poder testar aqui em casa.

    Beijos de Luz,
    Marinah | Meu Doce Apartamento - Crochê, Mesa Posta, Caseirices e muito amor!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cristina,
    Que massa fofinha desse pão, lindo demais! A minha mãe só fazia pão com fermento natural, fica maravilhoso, eu de vez em quando faço para matar a saudade, tenho aqui uma muda muito antiga do fermento caseiro.
    Bjs
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!