segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Broa de Fubá


Eu sempre quis fazer broa de fubá, massa amarelinha, aromática e cravejada de sementinhas, as saborosas ervas-doces! Não sei porque demorei tanto.
Como foi minha primeira experiência, usei fermento biológico seco, em uma próxima oportunidade, farei com fermento natural, o levain.
A receita ligeiramente adaptada é da Neide Rigo e na proporção abaixo rendeu uma broa extremamente macia e saborosa, recomendo que experimentem.

Broa de fubá 

- 250g de farinha de trigo
- 250g de fubá, usei moído na pedra que ganhei
- 5g de fermento biológico seco
- 40g de manteiga
- 60g de açúcar
- 2 ovos
- 6g de sal
- 150ml de leite
- 1 colher (chá) de erva-doce, poderia ter colocado mais, mas é opcional

Preparo:
Misture 50g da farinha com o fermento seco e um pouco de leite da receita. Tampe com um pano de prato e reserve por 10 minutos.
Enquanto isso, misture os demais ingredientes, junte o fermento reservado e misture tudo muito bem.
Coloque a mistura numa superfície enfarinhada e sove até conseguir uma massa macia e homogênea. Usei a mfp para sovar.
Cubra com pano de prato e deixe crescer até dobrar de tamanho. Abaixe a massa, retirando todo ar, modele a broa, transfira para uma assadeira ligeiramente untada, eu forrei com papel especial.
Deixe crescer novamente até quase dobrar de volume. Aqueça o forno a 200ºC, pincele a massa com leite e polvilhe fubá. Faça alguns cortes na superfície do pão e leve assar por 30-40 minutos ou até que doure a gosto.


Excelente semana a todos!

8 comentários:

  1. Nunca fiz broa , sempre que apetece compro.
    Essa além de linda tem um aspecto delicioso.
    Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada São, tbm já comprei, mas queria muito fazer eu mesma.
      Boa semana!

      Excluir
  2. Olá, minha querida!
    Que broa linda é essa?
    O fubá moído na pedra é mais saudável, essa moda de milho transgênico está me deixando ficar sem comer alguns alimentos.
    Mas o fubá de pedra é de milho normal sem modificação, eu acho. Rs
    Infelizmente todos os fermentos químicos são transgênicos, não tem jeito.
    Sua broa está perfeita, você é demais, parabéns!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga! Entendo vc, esse fubá eu ganhei, acredito que seja normal, sem modificação, pois me falaram que era bem artesanal.
      Bjo

      Excluir
  3. Fiz sua receita e ficou ótima, muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço o retorno. Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  4. Vou fazer. Depois conto como ficou. Obrigada pela receita!😍

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!