terça-feira, 29 de março de 2022

Bolo de Cereja e Amêndoa - 11 anos de blog!


Hoje meu blog completa 11 anos, nem acredito que passou tanto tempo!
Já não tenho a mesma disponibilidade para postagens frequentes e toda a edição necessária para trazer uma receita aqui, mas continuo nutrindo um carinho imenso por esse espaço, que por muitas e muitas vezes me salvou, me alegrou e principalmente distraiu minha mente e deixou a vida mais gostosa.
Obrigada a todos que continuam a frequentar essa página ou aqueles que estão aqui pela primeira vez. São tantas receitas e preparos que por vezes eu mesma me espanto, uma satisfação imensa em saber que partilhei tudo isso com vocês.
Para comemorar, um bolo de cereja e amêndoa, simples, elegante e muito saboroso, a cara do blog!

Bolo de cereja e amêndoa
(Bolos - Joanna farrow)

- 200g de cerejas em calda
- 150g de farinha de trigo
- 250g de manteiga sem sal, amolecida
- 250g de açúcar refinado
- 5 ovos, claras e gemas separadas
- 1 colher chá de essência de amêndoas, usei licor
- 1 colher sopa de suco de limão
- 1 colher sopa de fermento químico em pó
- 150g de amêndoas moídas
15g de amêndoas em flocos

Preparo:
Forre uma forma de bolo inglês (ou de pão) com papel manteiga (usei dover) e reserve.
Enxague e seque as cerejas, cote-as ao meio e passe-as em 1 colher sopa de farinha de trigo.
Bata a manteiga e 200g do açúcar até formar uma massa leve e fofa. Acrescente as gemas, a essência ou licor e o suco de limão, batendo sempre.
Peneire a farinha e misture. Junte o fermento em pó.
Bata as claras em neve até formarem picos. Junte o restante do açúcar e as amêndoas moídas.
Adicione 1/4 das claras em neve à massa e mexa cuidadosamente. Acrescente o restante das claras com metade das cerejas, misture e despeje na forma.
Espalhe o restante das cerejas e as amêndoas em flocos sobre a massa.
Asse em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 1h ou até que o teste do palito saia limpo.
Deixe esfriar sobre uma grade.




Saúde e paz a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!