sábado, 15 de abril de 2023

Pão Doce de Fermentação Natural e o Aniversário de 12 anos do blog

 

Tuscan Coffeecake (daqui) é o título original dessa receita, ou bolo de café toscano. Para nós, um pão de fermentação natural, levemente adocicado e enriquecido com frutas secas.
Ele está aqui em comemoração ao aniversário de 12 anos do blog, que foi dia 29/03.
Sim, eu esqueci completamente. Dias atrás, ao me lembrar da data, fiz uma postagem curta no instagram, afinal são 12 anos de receitas compartilhadas. Nem eu acredito que cheguei tão longe e por vezes me surpreendo com a quantidade de sugestões que já preparei ao longo desses anos e compartilhei aqui.
Não tenho muito tempo para me dedicar às postagens ou melhorar a imagem do blog, com novas ferramentas, visual mais moderno e afins, mas tenho muito carinho e apego por essa página, é um pequeno cantinho, mas de valor imenso, então, que seja eterno enquanto dure.
Meu muito obrigada a todos!
Sobre a receita de hoje, quem me conhece sabe da minha paixão por pães, sou fascinada por eles, nada mais justo que um lindo exemplar para comemorar. A fermentação natural, o uso do levain, que promove uma fermentação lenta e prolongada, vieram para enriquecer minhas experiências.
Essa sugestão lembra uma colomba, fiz ligeiras alterações e adorei o resultado.

Pão doce de fermentação natural

- 2/3 xícara de água morna (152g)
- 2 e 3/4 xícaras de farinha de trigo (326g)
- 4 col sopa de manteiga em temperatura ambiente (57g)
- 1 ovo grande
- 2 col sopa de açúcar (25g)
- 2 col chá de fermento biológico seco, usei 1/2 col de chá
- 1 e 1/4 colher chá de sal
- 114g de levain no pico do crescimento (30% sobre o peso da farinha de trigo)
- raspas de 1 laranja

Para a segunda etapa: 250g de frutas secas e 100g de nozes, eu não tinha e optei por juntar 50g de amêndoas laminadas.

Preparo:
Usei a mfp para sovar. Coloque todos os ingredientes na cuba, deixo fazer a sova completa, 20 minutos.
Transfira a massa para uma tigela e deixe crescer por 1h. O desenvolvimento será pequeno.
Adicione as frutas secas (usei damascos, tâmaras, passas brancas e escuras e cerejas) e as amêndoas.
Amasse, misturando bem as frutas na massa. Forme uma bola achatada e disponha numa assadeira (23cm aproximadamente), ligeiramente untada. Cubra com filme plástico e deixe crescer até que tenha atingido as laterais da assadeira, sem ter subido demais. Esse tempo é relativo, depende da quantidade de fermento seco que usar, da força do seu levain e de outras variantes, então a observação da massa é seu maior aliado.
Preaqueça o forno a 200º C. Pincele o topo com uma mistura de 2 col sopa de açúcar, 1/2 col chá de extrato de baunilha e 1 col chá de água.
Leve assar por aproximadamente 50 minutos ou até que o topo esteja bem dourado.
Deixe esfriar sobre uma grade.
E delicie-se!




4 comentários:

  1. você usou os 2 fermentos? biológico e natural?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, usei os dois, mas o biológico numa proporção bem menor que na receita original. Pode optar apenas pelo fermento natural, o tempo para levedar será maior.

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!