segunda-feira, 27 de agosto de 2018

BC - 10 anos do NacoZinha Brasil

É com imenso prazer que participo da comemoração dos 10 anos do blog NacoZinha Brasil da Gina!
Não me recordo ao certo quando conheci o NacoZinha, acredito que tenha sido através de comentários em outros blogs, visitei sua pagina várias vezes, antes de deixar meu primeiro comentário por lá. Logo de início me chamou à  atenção a presença constante de flores no fechamento de suas postagens, sempre com uma bela imagem e detalhes sobre a espécie apresentada, um capricho.
Depois participamos com um grupo de blogueiras da Ciranda de Receitas, a Gina trouxe suas delícias para minha pagina e levei as minhas para a dela, sempre em uma troca rica e generosa.
Tive o prazer de conhecê-la pessoalmente no EG do ano passado, tão simpática e prestativa como imaginei que ela seria.
O NacoZinha não é um blog qualquer, é um compêndio sobre culinária, plantas e vários outros interesses, tudo feito com atenção, esmero e muita dedicação, aprendemos muito com o NacoZinha.
A Gina tem meu respeito e minha admiração!!
Quanto as receitas, fico impressionada com sua frequência nas postagens e seu conhecimento sobre os pratos, quando crescer quero ser assim também!rs
Outro dia mesmo fiz seus deliciosos scones de laranja, cranberry e cereja e mesmo com minha distração e errando o preparo da receita, ficou excelente, imagina como a fonte é confiável.


Scones de laranja, cranberry e cereja

- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1/8 xícara de farinha de trigo para polvilhar as frutas secas, não usei
- 1/4 xícara de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1/2 colher (sopa) de raspas de laranja, usei raspas de 1 laranja
- 170g de manteiga gelada, usei 160g
- 1 ovo extragrande
- 1/2 xícara de creme de leite, usei creme de leite fresco
- 1/2 xícara de cranberries secas, juntei + 1/4 xícara de cerejas desidratadas
- 1 ovo batido com 1 colher (sopa) água para pincelar
- 1/4 xícara açúcar de confeiteiro + 2 colheres (chá) de suco de laranja para confeitar

Preparo:

Numa tigela misture a farinha, o açúcar, o fermento, o sal e as raspas de laranja, friccione entre as palmas das mãos para que as raspas liberem seu sabor e aroma.
Acrescente a manteiga gelada cortada em cubinhos, continue misturando com as mãos desmanchando ligeiramente a manteiga. Adicione o ovo e a manteiga (aqui aconteceu algo interessante, esse ovo não constava na receita quando a preparei, algo que até então tinha passado despercebido à Gina, que repassando a receita, corrigiu prontamente...resumindo, eu não usei o ovo e o resultado foi ótimo, deixo a critério de vocês, usá-lo ou não).
Adicione as cranberries e as cerejas, misture distribuindo bem as frutas, forme uma bola com a massa.
Coloque em uma superfície enfarinhada, abra a massa com as mãos (se preferir use um rolo) até espessura de 2cm. Corte os bolinhos com um cortador enfarinhado (usei retangular) e distribua-os sobre uma assadeira forrada com papel manteiga.
Bata o ovo com a água e pincele bem os bolinhos. Leve assar em forno preaquecido a 180ºC por 25-30 minutos ou até dourar ligeiramente.
Deixe esfriar sobre uma grade. Depois de totalmente frios, misture o açúcar de confeiteiro com o suco de laranja e confeite a superfície dos scones.

Parabéns Gina, vida longa ao NacoZinha Brasil!!


13 comentários:

  1. Cris, quando comecei o blog, resolvi terminar meus posts, em quase a sua totalidade, com uma planta/flor. Apenas pela minha paixão por elas e pelo prazer de divulgar tantas belezas que há por aí. Não podia imaginar que acabaria sendo um diferencial do meu blog, já que tantas pessoas mencionam esse fato. Fico feliz por isso! E virei "consultora", pois muitos me perguntam pelo nome delas.
    Na verdade, gosto de pesquisar sobre tudo, não que seja um "compêndio"...rs! Acho interessante saber da origem dos pratos e, se isso torna interessante também para quem lê, ótimo!
    Conhecê-la no EG foi um prazer imenso. Conexão à primeira vista. Conversar com pessoas extrovertidas e falantes me faz bem...rs!
    Esses scones são uma tentação e estou sempre com vontade fazer novamente.
    Agradeço muito pelas palavras de incentivo e por estar comemorando comigo essa década de blog!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gina, bem que estranhei qdo me disse que meu primeiro comentário no NacoZinha tinha sido em 2016, sabia que ido lá bem antes! Sou falante mesmo néh, kkkk...ainda mais se há conexão de imediato!
      Fiquei feliz em participar, ainda bem que lembrei a tempo.
      Bjos

      Excluir
  2. Voltando para dizer que seu primeiro comentário no Naco foi em 03/12/2011, no pão sovado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi quando comecei com o blog, em 2011!! O tempo voa!!

      Excluir
    2. Mais um detalhe: as flores que você publicou e com a frase em letrinhas miúdas... Que amor!
      Blog é tudo de bom!!!
      Bjs.

      Excluir
  3. Linda postagem, Cristina!
    Muito boa a iniciativa da GIna de reunir os blogs novamente.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cristina!

    Essas "trocas" entre blogs são muito positivas!
    Essa receita está demais! Que delícia!!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cristina! Fiquei feliz em participar!
      Abraços

      Excluir
  5. a Gina e o Naco Zinha são tudo isto mesmo Cris, e você também é muito querida! bj

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida Cristina!
    A Gina é tudo isso mesmo que vc escreveu, um doce de pessoa.
    Uma pena que eu não pude participar, no final de semana passado tive mais uma perda na família, a minha sogra faleceu.

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea, prefeitamente compreensível, meus sentimentos.
      Bjo

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!