Essa receita está esperando faz um tempão para ser postada, as fotos não ficaram boas e cada vez que eu olhava para elas, acabava deixando de lado.
Apesar da aparência mais rústica do que deveria, a torta ficou muito saborosa, uma delícia mesmo, sem falar que a sugestão veio de um blog sensacional, A Cozinha Coletiva, o melhor lugar para procurar uma receita linda de torta, por isso resolvi compartilhar com vocês.
A massa ficou bem mais tempo do que deveria na geladeira, acabou endurecendo e tive problemas na hora de abrir com o rolo...é isso que dá querer fazer uma sobremesa assim (para levar em um jantar com azamigas) em pleno dia de trabalho!
Banoffee Galette
Para a massa:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1/2 xícara (100g) de manteiga gelada picada em cubinhos
- 4 colheres (sopa) de água gelada
- 1 ovo batido para pincelar
Para o recheio:
- 250g de doce de leite (cozinhei 1 lata de leite condensado por 50 minutos)
- 6 bananas-maçã (usei nanica)
- 3/4 colher (chá) de canela em pó
- 1 colher (sopa) de suco de limão
Modo de preparo:
Em uma tigela misture a farinha de trigo, o açúcar e o sal.Junte os cubinhos de manteiga e amasse com as pontas dos dedos até obter uma farofa úmida.Adicione a água gelada, uma colherada por vez, amassando o menos possível, somente até formar uma bola com a massa.
Achate essa bola, envolva em filme plástico e leve a geladeira por 20 minutos.
Preaqueça o forno a 180ºC.
Corte as bananas ao meio, no sentido do comprimento e coloque-as em uma tigela, polvilhe com a canela e o suco de limão, reserve.
Com um rolo, abra a massa sobre uma superfície polvilhada de farinha, até conseguir um círculo de uns 45cm de diâmetro.Corte as sobras da massa, dando formato circular.Passe a massa aberta para uma assadeira grande.
Distribua o doce de leite sobre a massa, deixando uma borda de 7cm em toda volta.Por cima, arrume as bananas reservadas.Dobre a borda que foi reservada (os 7cm) sobre o recheio.
Pincele a massa com o ovo batido e leve ao forno por uns 30 minutos ou até a massa dourar e o doce de leite borbulhar no centro.
Retire do forno, deixe esfriar por 5 minutos e sirva em fatias.
Pode acompanhar com creme de leite batido ou sorvete de creme.
Dê uma olhada no link que leva a receita original do Richie, as fotos dele estão um escândalo e com certeza você não vai resistir em experimentar essa delícia!
Cris, ao ver a foto pensei que fosse feito com carne assada, ahahhahha, jamais pensei que fosse doce.
ResponderExcluirSou um zero à esquerda na cozinha, ahahahhaha
BJos
Adorei Cristina! É uma gallete tropical e diferente para surpreender formiguinhas como eu. Acho que ficaria também bacana com Nutella, não acha? Já anotei! :)
ResponderExcluirBjs
Cris essa torta rustica é um aloucura, adoro banoffe, vou levar a receitinha bjs !!!
ResponderExcluirUMa sobremesa deliciosa, Cristina! Já tinha visto na cozinha do Richie e fiquei imaginando o sabor. Sua foto ficou boa sim, dá para sentir o sabor.
ResponderExcluirBj,
Lylia
Oh Cristina,
ResponderExcluirA mim as fotos parecem-me ótimas, só tenho pena de não poder comer uma fatia agora mesmo.
Bjs, Susana
Uau... que delicia de torta Cristina, fiquei aqui só imaginando uma fatia desta torta com uma bola de sorvete rs, deve ficar tudo de bom!
ResponderExcluirBjs
Cristina querida,
ResponderExcluiracho tão linda e chique esse tipo de torta, ainda não
me aventurei a fazer, mas vendo a receita aqui no seu cantinho
deu ânimo, amei, ficou linda e tentadora!
Beijos ♥
Cristina, não é fácil fazer foto de galette!
ResponderExcluirEmbora você não tenha gostado da foto, devo dizer que ela cumpriu muito bem o seu objetivo, pois estou aqui salivando, graças ao aspecto maravilhoso!
Bjim
Léia