quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Bolo de Chocolate com Fermento Natural

Aos poucos vou descobrindo que o fermento natural (levain) é mais versátil do que pensei, além de pães incríveis, ele também produz bolos muito macios e de textura ligeiramente diferente do fermento convencional. Já mostrei aqui minha primeira experiência, um bolo de fubá delicioso, agora era hora de uma receita que agrada mais paladares...bolo de chocolate!
O resultado foi aprovado não só por mim, mas pelo degustador (e devorador) oficial de bolos de chocolate aqui de casa, meu filho.

Bolo de chocolate com fermento natural
(ligeiramente adaptado da receita de Daniele Sena do grupo Levain - facebook)

- 1/2 xícara de fermento natural, usei recém refrescado
- 1/2 xícara de leite
- 1 xícara de farinha de trigo
- 3/4 xícara de açúcar, usei 1/2 xícara
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 1/2 colher (chá) de sal
- 3/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 6 colheres (sopa) de cacau em pó ou achocolatado, usei 4c de cacau (era o que eu tinha) e 2c de achocolatado
- 1 ovo
- 1/2 colher (chá) de café solúvel instantâneo, opcional - eu usei solúvel em pó

Preparo:

Misture o fermento com a farinha e o leite até ficar homogêneo e reserve por cerca de 2 horas.
Bata o ovo com o açúcar até ficar cremoso e adicione os demais ingredientes, batendo bem a cada adição. Quando estiver tudo incorporado, adicione essa mistura a de fermento, mexendo delicadamente até que fique uma massa bem homogênea.
Transfira para uma forma de furo central, untada e enfarinhada e leve para assar em forno preaquecido a 200ºC por aproximadamente 40 minutos ou até que o teste do palito saia limpo.
Deixe esfriar sobre uma grade antes de desenformar.

Excelente semana a todos!!



16 comentários:

  1. Olá Cristina: estou cada vez mais curiosa com este fermento. O bolo parece ótimo!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Márcia, vc deveria experimentar, começar um do zero é mais simples do que parece e os resultados são ótimos!
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    Sendo bolo de chocolate é o que importa. Eu amo bolo, eu amo chocolate!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Bolo de chocolate, o meu preferido, se houver bolo de chocolate em algum sítio eu já não olho para mais lado nenhum.
    Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é mesmo paixão!
      Obrigada Dora, seja sempre bem-vinda.
      Boa semana!

      Excluir
  5. oi bolo de chocolate o preferido por aqui. cada dia mais encantada com as suas receitas com fermentação natural. tem como você para a receita do fermento e como cuidar dele? na Internet tem aos montes... mas sabe né... queria que você desse a sua receita de como iniciar um... credibilidade sabendo que veio daqui do seu blog. que aliás amo e já fiz muitas receitas daqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriam, fico muito feliz com suas palavras, até porque mantenho o blog por puro prazer em compartilhar as receitas, é bom saber que vc as faz com sucesso. O procedimento para iniciar um levain é simples, mas requer cuidado diário e explicacões claras, o que no momento seria inviável pra mim por conta do meu trabalho, que aliás passa longe da cozinha, rs
      Vou te indicar os vídeos da Aline Galle no youtube, ela faz o passo a passo e são super confiáveis, no momento inclusive ela está fazendo um fermento do zero para que as pessoas possam acompanhar no instagram, se não me engano está no 4º ou 5º dia. Acesse e assista, melhor forma para entender e fazer o seu. Vale super a pena. Se depois precisar de dicas e orientações para os pães e afins, terei enorme prazer em ajudar.
      Abraços

      Excluir
  6. É possível fazer com água ao invés do leite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Betânia, nunca fiz essa receita com água, vc terá que testar. Se fizer e funcionar bem, volte para nos contar, por favor.

      Excluir
  7. Olá, acabei de fazer este bolo e esta receita não funcionou mto bem. Até gostei do gosto do bolo, mas a sugestão de deixar descansar por duas horas a farinha com o leite e o levain significa que esta farinha se tornou rígida (um autolyse aconteceu) e aí quando fui adicionar com a mistura líquida a massa estava muito sólida já, e não ficou uma mistura homogênea, mesmo que se mexa muito. Aí qdo cozinhou os pedaços da farinha ficaram solidificados como um pedacinho de pão dentro do bolo. Se eu fosse fazer novamente não deixaria a farinha leite e levain descansar, misturaria tudo ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu,sim, é uma autólise. Já fiz mais de uma vez e minha cunhada fez várias vezes na cozinha dela, sempre resultou bem, como vc vê na foto. Acredito que a hidratação do levain interfira diretamente, o meu é sempre mais líquido, inclusive para pães. Obrigada pelo retorno.

      Excluir
    2. E tbm tem relação com a farinha, a autólise nos ajuda já que nossa farinha não é das melhores, talvez onde vc está não seja mesmo necessário.

      Excluir
  8. Oi Manu,sim, é uma autólise. Já fiz mais de uma vez e minha cunhada fez várias vezes na cozinha dela, sempre resultou bem, como vc vê na foto. Acredito que a hidratação do levain interfira diretamente, o meu é sempre mais líquido, inclusive para pães. Obrigada pelo retorno.

    ResponderExcluir
  9. Posso usar o descarte do levain ou somente o levain refrescado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, desculpe a demora em responder. Acredito que possa usar o descarte, mas se estiver muito ácido, o sabor do bolo irá alterar.

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!