terça-feira, 18 de setembro de 2018

Pastéis da Cornualha

O final de semana é quando reservo tempo para experimentar receitas novas, aproveitei o domingo chuvoso para preparar esses pastéis da Cornualha (ou Cornuália, encontrei as duas grafias).
Historicamente eram consumidos por mineiros da região sudoeste da Inglaterra, feitos pelas esposas, cabiam perfeitamente na mão dos mineiros e o corte para sair o vapor eram as inicias dos maridos marcadas na massa para que os reconhecessem.
Minha versão é baseada na receita da página King Arthur Flour.

Pasteis da Cornualha

- 3 xícaras de farinha de trigo, 2 e 1/2 xícaras foram suficientes para mim
- 3/4 colher (chá) de sal
- 1/2 xícara de banha (tradicional) manteiga sem sal ou gordura vegetal, usei manteiga gelada
- 1 ovo grande batido
- 2 colheres (chá) de vinagre, usei de arroz
- 3 colheres (chá) de água, precisei de um pouquinho mais, isso vai variar de acordo com a farinha utilizada
- 1 ovo batido com 1 colher (sopa) de água para pincelar

Preparo:
Em uma tigela misture a farinha (não use toda de uma vez) e o sal. Corte a manteiga em pedaços pequenos e distribua-os de maneira uniforme sobre a farinha. Esmague a manteiga e a farinha entre as mãos até que fique semelhante a uma farofa grosseira.
Separadamente bata o ovo com o vinagre e o sal. Regue a farinha com essa mistura e amasse ligeiramente até formar uma bola. Divida em seis pedaços (separei em 7 pedaços com cerca de 95g cada). Com ajuda de um rolo, abra-os em discos, envolva cada um em papel filme e leve para descansar na geladeira, enquanto prepara o recheio.*
Preaqueça o forno a 200ºC. Forre uma assadeira com papel manteiga.
Retire a massa da geladeira, Coloque cerca de 1/2 xícara de recheio no centro de cada disco. Pincele a borda com água, una dois lados opostos, trazendo-os para cima, pressione um pouco logo acima do recheio e feche as pontas, torcendo-as um pouco para se parecerem com as costas de um dinossauro, rs
Faça pequeninos cortes nas laterais para escapar o vapor. Coloque na assadeira, pincele com a mistura de ovo e água. Leve assar a 200ºC durante os primeiros 15minutos, depois reduza a temperatura para 180º e asse mais 25-30 minutos ou até que dourem. Nos últimos minutos espalhei ramos de tomilho fresco e reguei com um fio de azeite.

*O recheio tradicional leva uma mistura de carne (crua) em cubinhos, batata cozida, nabos e cebolas.
Eu optei por usar carne moída refogada (não gosto da possibilidade de ficar mal passada, coisa minha), temperada com cebola, alho, sal, pimenta-do-reino moída, cominho, canela e açafrão da terra em pó. Também adicionei folhas picadas de espinafre, salsa e cebolinha verde picadinhas. Deixei esfriar parcialmente antes de empregar.
A segunda opção foi um refogado rápido de escarola, alho e cebola, também juntei uvas passas brancas, pois adoro um agridoce.

Excelente semana a todos!!

4 comentários:

  1. Olá Cristina: adoro estes pastéis pois também já os experimentei mas com uma receita da Lorraine Pascale. O recheio também fiz à minha maneira e o teu deve ter ficado uma delícia!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Olá, minha querida!
    Novidade e delícias nunca faltam por aqui.
    Ficaram lindos demais, a foto está super atrativa, você arrasa!

    Um grande beijo no seu ♥

    ResponderExcluir
  3. Hummm tenho de experimentar estes pasteis.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/09/bifanas-laminadas-com-pao-de-agua.html

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar! Esses têm um aspecto fantástico.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!