terça-feira, 27 de novembro de 2012

Baguete recheada!



Sempre faço rocambole salgado, acho um lanche prático e saboroso, como aqui em casa somos só eu e meu filho costumo preparar meia receita que rende um pão médio, bem do tamanho da nossa fome!
O recheio pode ser bem variado e levar aquilo que mais te agrada ou ingredientes que estão de bobeira na geladeira, como frios, legumes, atum em conserva, carne moída ou até verduras como acelga ou escarola.Aqui em casa a vontade do filho vem primeiro (nem sempre!rs), mas hoje fiz para agradá-lo e o sabor foi...pizza!!Apenas presunto, queijo muçarela, orégano e um tiquinho de molho de tomates.
Eu já apresentei uma receita semelhante a essa (aqui e aqui) com uma massa que aprendi nos tempos de faculdade, muito boa e que nunca me deixou na mão, mas de vez em quando é preciso experimentar coisas novas, então resolvi testar outra.
A massa é bem fácil de manusear e para facilitar mais ainda minha vida já que tinha outros afazeres, usei a mfp para sovar como sugerido.

Baguete recheada
(receita daqui)


- 150 ml de água morna
- 1 ovo
- 100 ml de óleo (usei 80 ml)
- 1/2 colher (sopa) de sal
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1/2 k de farinha de trigo
- 1/2 sachê de fermento biológico seco (1/2 colher sopa)

Modo de preparo:

Se for usar a mfp, coloque os ingredientes na ordem acima e ligue no ciclo "massa", na minha mfp corresponde a opção 8.Deixe sovar e crescer, depois retire a massa da máquina e continue o processo.
Se for fazer a mão, misture os ingredientes acima, adicionando a farinha aos poucos até obter uma massa homogênea que desgrude das mãos.Deixe a massa crescer em lugar tampado por 40 minutos (cubro com um pano de prato limpo e coloco no forno desligado, mas com a luz acesa).
Para qualquer forma de preparar, depois de crescida a massa, separe-a em duas partes*, abra cada uma com rolo, coloque o recheio de sua preferência (cuidado com recheios que soltam água) e feche como rocambole ou veja outra opção no link da receita.

Pincele com ovo batido**, coloque em assadeira levemente untada com óleo (não untei) e leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC até dourar.

*Fiz meia receita acima e consegui uma baguete média que serve bem duas pessoas.
**Salpiquei orégano e parmesão ralado por cima.

Peço desculpas pela foto única e sem qualidade, mas já estava noite e a iluminação da minha cozinha está o óh!!Vocês não fazem ideia de onde tirei essa!!rs,

Uma excelente semana a todos!! ;o )

14 comentários:

  1. Hmmm... que delícia! Pão recheado de pizza só pode ser demais!!

    ResponderExcluir
  2. Querida Cristina,
    você é a rainha dos pães, todas suas receitas
    ficam perfeitas!
    Esse ficou lindo e tentador!

    Beijinhos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Vizinha, se pudesse viveria só de pão e recheado assim é minha perdição!
    Agora fiquei morrendo de curiosidade para saber onde vc tirou essa foto! Contaaaaa! rss
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Akemi, desculpe a demora em responder, estava sem conexão!;(
      Para tirar a foto coloquei o pratinho sobre a geladeira e subi sobre uma cadeira, assim ficava mais próximo da luz!rs,
      Bjs e obrigada!!

      Excluir
  4. Eu amo esses rocamboles Cris, acho ótimos pra oferecer para visitas inesperadas, sempre ficam super saborosos, o seu ficou lindo. Ainda mais de pizza. Hummmm....bom né? Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Josy, ótima pedida para visitas!
      Bj e obrigada querida!!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi Georgia, está tudo bem sim amiga, desculpe a demora em responder, estva sem conexão!
      Se fizer me avise!!
      Bjs,

      Excluir
  6. Oi minha amiga

    Em casa nós também adoramos, aliás acho difícil alguém não gostar né?
    Divino seu pãozinho, quero experimentar sua massa qualquer hora

    Abraço grande, boa semana!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!