terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Arroz de Feijão Vermelho


Sim, é arroz de feijão, uma receita de origem portuguesa que se assemelha ao nosso baião de dois ou ao arroz com feijão do dia a dia, a diferença é que são misturados durante o preparo ou antes de servir.
Claro que eu escolhi a opção mais simples, aliás não sei onde vi, mas eu queria provar essa mistura do jeitinho que está na foto e tal qual como criança, fiquei feliz da vida quando ficou pronto!
Ficou um ótimo acompanhamento.

Arroz de feijão vermelho

- 1 xícara de feijão vermelho
- 1 xícara de arroz
- cebola, alho e sal a gosto
- azeite ou óleo a gosto

Preparo:
Deixe o feijão de molho de um dia para o outro.
Escorra a água do molho e enxague ligeiramente o feijão. Cozinhe na panela de pressão por aproximadamente 15 minutos, verifique se está cozido, mas ainda firme (se ainda estiver duro, volte ao fogo por mais 5 minutos).
Em um fio de óleo ou azeite, refogue e cebola e o alho picados, junte o arroz e misture para envolver todos os grãos no azeite. Tempere com sal e cubra com água. Deixe cozinhar parcialmente tampado até que a água quase seque, feche totalmente a tampa, reduza o fogo e deixe até secar completamente.
Depois de pronto, solte os grãos com um garfo. Escorra o feijão e misture apenas os grãos (sem o caldo) ao arroz.
Sirva em seguida.

Se preferir pode misturar os grãos do feijão ao final do cozimento do arroz. Eu escolhi misturar depois para preservar o aspecto da foto, pois era assim que eu imaginava. ;)
Nunca tinha provado feijão vermelho, gostei bastante.
Tenho a impressão de estar na contramão das preparações para o Natal...mas até que chegue, um prato simples facilita a vida, não é mesmo?!

Uma excelente semana a todos!

4 comentários:

  1. Olá, minha querida!
    Eu ainda não provei esse feijão, o prato fica tão lindo e convidativo!

    Excelente semana!
    Um beijo no seu ♥!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristina,
    Já fiz este prato, fica muito saboroso, é uma sugestão simples que facilita a nossa vida mesmo, adoro receitas como esta!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Feijão vermelho? Nunca ouvi falar. kkk. Mas se for pra ser parecido com nosso baião de dois, então com certeza deve ficar bom. Mas confesso que tô curiosa pra provar mesmo é a receita anterior. Beijoss.
    thaisammaral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Cristina,
    Ficou com um aspeto delicioso esse arros... Eu gosto muito e o seu ficou muito apelativo.

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!