segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Gelatina de leite de coco com calda de maçã e manga!



Olá, ontem recebi a visita da minha irmã para almoçar e servi uma deliciosa lazanha de frango, que é a nossa preferida!Como o dia estava quente, resolvi experimentar uma sobremesa mais refrescante, mas sem exageros, então optei por essa versão de gelatina, semelhante à uma panna-cota, mas feita sem creme de leite fresco, acompanhada por uma calda servida ainda morna de maçã e manga ...e posso dizer que foi totalmente aprovada! ; )
A receita original eu vi no delicioso Sabor Saudade e aguardava na minha lista de por fazer há algum tempo, espero repeti-la em breve, quem sabe com uma calda de morangos!
É uma sobremesa fácil, rápida, de sabor leve e suave, que fica com uma aparência bem graciosa e favorece o uso de frutas que você tenha em casa, fiz pequenas adaptações que anotei ao lado!

Gelatina de leite de coco com calda de maçã e manga

- 200ml de leite de coco
- 400ml de leite desnatado (usei semi-desnatado)
- 125ml (meio copo de 250ml) de açúcar (na próxima  vou diminuir para 1/3)
- 3 colheres (chá) de gelatina em pó ou 3 folhas
- raspas de meia fava de baunilha ou extrato se preferir
- frutas de sua preferência (usei uma maçã e uma manga)

A receita original sugere uma salada de frutas para acompanhar, mas eu resolvi fazer uma calda quente com  1 colher (chá) de manteiga e 2 colheres (sopa) de açúcar; leve ao fogo uma frigideira, coloque os ingredientes da calda, espere derreter e formar uma caldinha levemente caramelizada, acrescente as frutas, aguarde alguns minutos, desligue e reserve.

Modo de preparo:

Numa panela de fundo grosso coloque o leite de coco, 350ml do leite, as raspas de baunilha (se for usar extrato, adicione no final) e o açúcar.Cozinhe em fogo médio, até ferver.
Enquanto o leite cozinha, amoleça a gelatina no leite restante (se for usar folhas de gelatina, dissolva em água).Quando a mistura de leite de coco ferver, retire do fogo e acrescente a gelatina amolecida, mexa bem para que dissolva totalmente.
Distribua em tacinhas, xícaras de café ou chá.Deixe esfriar e leve para gelar por no mínimo 3 horas antes de servir.
Pode ser servida na própria xícara ou desenformada, passando a ponta de uma faquinha na borda, vire em um pratinho e decore com a calda de frutas morna.

Rend.6 porções.

Eu adorei o resultado, a fava da baunilha confere um sabor todo especial... espero que vocês também gostem!

Essa é a versão do filho, já abocanhada, que dispensou as frutas, mas quis regar com calda de chocolate (daquelas de sorvete)! :-))

Bjsss e até a próxima...

Posted by Picasa

5 comentários:

  1. Essa eu experimentei e adorei. Caldinha morna com a gelatina geladinha ficou uma delícia. A lazanha nem se fala, realmente adoramos. Cibeli.

    ResponderExcluir
  2. Nem sei qual q versão que gosto mais: a da fruta ou do chocolate.Melhor é fazer para experimentar!

    Bjoka
    Rita

    ResponderExcluir
  3. Olá Cristina,

    Vindo aqui através do nome do seu blog, que adorei, coisa mais linda esse Abóbora Menina!

    Deixo registrado meus parabéns pelo capricho e as delícias que voce mostra aos seus leitores, tudo com muito bom gosto e originalidade.

    Muito prazer,
    Renata Boechat

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, experimente, é mesmo uma delícia!bj...

    Renata, obrigada e seja sempre bem-vinda!!

    Ale, obrgada pela visita!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!