sexta-feira, 28 de abril de 2017

Pão (alemão) com Cerveja


Minha paixão por pães é alimentada generosamente por uma infinidade de receitas que estão a minha volta; como não tenho domínio sobre essa incrível arte, fazer todas é impossível, mas muitas...certamente!
Esta é de um pequeno livro de pães que gosto muito, o resultado me surpreendeu, tem cor, textura e sabor diferentes, é bom comido assim, puro, mas com manteiga, queijo ou mel fica delicioso.

Pão de cerveja
(Pães & pãezinhos, Doces e Salgados)

Para a esponja:

- 100g de farinha de trigo
- 100ml de água
- 20g de fermento biológico fresco ou 7g de fermento seco instantâneo
- 1 colher (chá) de mel

Para a massa:

- 400g de farinha de trigo
- 2 colheres (chá) rasas de sal
- 20g de leite em pó
- 25g de açúcar
- 150ml de cerveja preta
- 30g de manteiga amolecida
- 1 ovo batido, semente de gergelim preto e semente de linhaça dourada - para decorar

Preparo:
Unte uma forma redonda de 23-25cm
Esponja: Junte todos os ingredientes em um recipiente e deixe fermentar até que a preparação adquira o dobro de volume, entre 30-40 minutos.
Em outro recipiente misture a farinha, o sal e o leite em pó. A seguir, acrescente o açúcar, a cerveja e a esponja. Misture bem e por último adicione a manteiga. Amasse até obter uma massa suave, homogênea e com elasticidade. Deixe descansar por 10 minutos, coberta com pano limpo.
A seguir, forme um cilindro alongado e corte pedaços de cerca de 50g, faça bolinhas, pincele com o ovo batido e espalhe as sementes, metade com cada uma.
Distribua na forma deixando um pequeno espaço entre elas, formando uma coroa.
Deixe fermentar em local aquecido até que dobrem de tamanho e colem entre si, de 1-2 horas.
Preaqueça o forno a 180ºC. Asse por cerca de 40 minutos até que a coroa fique bem dourada.




Excelente final de semana a todos!

5 comentários:

  1. Olá Cristina: sou "doida" por pão , já experimentei inúmeras receitas e tenho outras tantas à espera para fazer. Este teu pão fica com um visual lindíssimo e ,claro, vai já para a tal lista para o poder fazer.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. TB ADORO PAO E TENHO UM PARA FAZER COM CERVEJA MAS FAMATA ME O TEMPO MAS ADOREI O TEU FICOU MT FOFINHO BJS BFS

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou apaixonada por pães amiga, esse ficou maravilhoso.
    Imagino o sabor que ficou, hummmmmm...!
    As fotos estão lindas, você arrasa sempre!

    Beijos, abençoado feriadão junto a sua família! ♥

    ResponderExcluir
  4. Que delícia de pão, Cristina! Tenho andado com o tempo tão corrido que não tenho quase visitado às amigas blogueiras, mas quando vou sempre tem coisa gostosa como esse pão.
    bj e ótimo fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris,
    Ando tentando segurar minha boca para pão, mas fazer o que? eu adoro!
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!