domingo, 12 de fevereiro de 2012

Picolé de banana...experiências de verão!



Olá, o calor que tem feito por aqui é a hora perfeita para testar receitas de sorvetes e também
transformá-los em deliciosos picolés, uma forma divertida de voltar à infância, quando os carrinhos de sorvete buzinavam nas ruas e  faziam a minha alegria e de toda criançada que brincava pelos quintais...êêê, saudade!
O sorvete de manga ficou muiiito bom e eu queria fazer outras experiências; algumas bananas estavam se perdendo na fruteira e precisavam ser usadas, fui em busca de opções de preparo e encontrei algumas bem interessantes como a que o único ingrediente do sorvete de banana é a própria banana, mas não era isso que eu tinha em mente e acabei fazendo uma adaptação de várias receitas.
O resultado ficou do jeito que eu queria...cremoso, doce na medida e com super sabor da fruta!
Fui fazendo meio à olho, pegando o que tinha em mãos, mas tentei anotar e organizar para mostrar aqui!





Picolé de banana

- 4 a 5 bananas bem maduras
- 1 colher de açúcar mascavo
- 150 g de coalhada (pode usar iogurte)
- 100 ml de leite
- 30 ml de xarope (receita aqui)
- 1 colher (café) de liga neutra em pó para sorvete e picolé* (acho que se não usar não fará diferença)
- 1 colher (sopa) de leite condensado ou à gosto

Modo de preparo:

Numa panela, leve ao fogo as bananas picadas, o açúcar  e deixe caramelizar parcialmente.
Coloque um pouco da banana caramelizada no fundo de cada forminha de picolé, reserve.
No liquidificador, bata a coalhada, o leite, o xarope, o estabilizante e o leite condensado durante 3 minutos, adicione a banana restante e bata por mais 30 segundos.
Despeje o creme nas forminhas reservadas e leve para gelar por no mínimo 3 horas.

Rend. 6 picolés + 1 pote de cerca de 200g.

*Acredito que se não usar a liga neutra não fará muita diferença no resultado final, mas sugiro que nesse caso, aumente a quantidade de xarope utilizado.
**Na hora de servir, molhe a base das forminhas para soltar os picolés.



Estou gostando muito dessa brincadeira!! ; )




Bjsss e até a próxima...
Posted by Picasa

6 comentários:

  1. Oi, Cris,

    Este picolé ficou uma perdição, de tão convidativo, a banana na ponta está de dar água na boca, rsrs,

    Beijoca e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly, me surpreendi com o resultado!
      Obrigada pela visita!
      Bj...

      Excluir
  2. Muito legal essa receita.. aprendi uma que ia só banana é mel. Mas ficou tão doce que não deu pra comer HAHAHAAH

    Visite minhas páginas quando puder
    www.docesdefesta.webnode.com
    www.brunelanacozinha.blogspot.com

    Beijinhos
    Já estou te seguindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, adoro doces, mas não em demasia, né!!rs...
      Já fui conferir seu cantinho e voltarei outras vezes!
      Obrigada!
      bj...

      Excluir
  3. Muito legal seu blog, minha filha ADORA picolé, vou tentar fazer esse seu. Tenho também um blog de culinária e um de pensamentos, se puder dar uma olhadinha, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, experimente e me conte...fica bem bom!
      Obrigada pela visitinha!
      Bj...
      Ah, já passei pelo seu blog e adorei as flores,,,voltarei outras vezes!
      bj...

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!