domingo, 19 de fevereiro de 2012

Pizza de frigideira ou brotinho!



Olá, estou sempre com um dia de atraso nas minhas postagens, mas nem sempre é possível preparar, fotografar, degustar e postar no mesmo dia, principalmente quando o prato foi feito à noite...até as fotos deixam a desejar!
Essa massa de pizza de frigideira pode ser feita do modo convencional no forno ou mesmo pré-assada com antecedência, ela estava na lista de espera há muito tempo e agora me pergunto porquê não preparei antes?!
A massa é boa de trabalhar, precisa apenas de um descanso e o resultado é uma pizza fininha, crocante e rápida, fiz porções individuais, assim cada um escolhe seu recheio preferido ou aproveita o que tem na geladeira...com certeza farei outras vezes.
Uma ótima pedida para saborear no carnaval! ;-)

Pizza de frigideira
(daqui)

- 1 envelope de fermento biológico instantâneo
- 1 xícara de água morna
- 1 colher (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 colher (chá) de sal
- 2 e 1/2 a 3 xícaras de farinha de trigo

Modo de preparo:

Em uma tigela, dissolva o fermento na água morna e no açúcar.Deixe descansar por 5 minutos.
Em seguida adicione o sal, o azeite e a farinha, misture e sove até obter uma massa lisa e homogênea.
Cubra e deixe descansar por 30 a 60 minutos (eu deixei 30 minutos e cresceu bem).
Abra a massa em porções individuais ou em discos grandes, estique com um rolo até obter uma espessura de 0,5cm.
Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo baixo,coloque a massa crua, tampe e deixe por dois minutos.
Espere levantar bolhas, vire e deixe mais um ou dois minutos, reserve e repita o processo com todos os discos de massa.
Depois de fritar todas as massas, acrescente o recheio de sua preferência, volte à pizza à frigideira, tampe e deixe por mais dois a quatro minutos.


 

Fiz apenas meia receita descrita acima e consegui quatro discos pequenos, aliás bem irregulares, ficaram com um aspecto rústico que eu particularmente gosto muito, mas vocês podem usar um prato para dar o formato e cortar as rebarbas.
O recheio do meu filho é o mais básico do mundo, mas é o preferido dele, leva apenas um pouco de molho, muçarela, presunto cozido e orégano, já o meu foi com queijo colonial, os tomatinhos assados que mostrei aqui, azeitonas pretas, tomates cereja frescos, azeite e orégano.
Fique à vontade para cobrir com suas preferências ou usar aquilo que tem à disposição...foi o que eu fiz!



De onde tirei a receita, tem a explicação detalhada de como preparar no forno convencional e algumas sugestões de recheio, entre outras delícias mais.




Um ótimo e abençoado domingo a todos...

Posted by Picasa

7 comentários:

  1. Cila, obrigada!!
    Bjs e ótima semana pra vc!!

    ResponderExcluir
  2. Ola, Cristina!!! Amei teus trabalhos. Vi-os no ch'a da tarde, e vim visitar teu blog. Parabens!!! Estou seguindo. Espero que possas fazer uma visitinha no meu, e, se gostarres, seguir tambem! Ficarei feliz.
    Bjsss

    Sucesso sempre

    Bruxinha Chic
    http://bruxinha-chic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxinha Chic, obrigada pela visita, fico feliz que tenha gostado daqui!
      Já visitei teu blog e adorei os bichinhos de feltro, são lindos!
      Bj...

      Excluir
    2. amei esa receita,super economica,briga bjs

      Excluir
  3. Cristina, adorei a sugestão de fazer a massa de pizza na frigideira e cada um montar do jeito que quiser! Massa fininha e crocante deve ter ficado pra lá de bom! Nhammm!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!