Minha irmã me falou tantas vezes sobre esse tal pudim de claras que achei que fosse algo de outro mundo!
A descrição dela era de um pudim leeeve, que derretia na boca, parecendo uma nuvem, já que nesse domingo ela veio almoçar comigo (contei no post anterior), resolvi fazer uma sobremesa especial para agradá-la, também daria aproveitamento para algumas claras congeladas e experimentaria essa tal "nuvem" deliciosa.
Preparei um pequeno pudim, para que não exagerássemos no doce e foi mais que suficiente, confesso que apesar de corresponder as características que minha irmã havia mencionado eu não achei nada de interessante nele, meu filho disse que era espuma doce e mesmo minha irmã que o considerou idêntico ao que ela se lembrava, reconheceu que não é nenhuma maravilha.
Creio que por vezes nossa memória nos trai com lembranças mais ou menos positivas do que na realidade sentimos anteriormente.
De qualquer forma, fica a sugestão para quem ainda não experimentou e talvez se agrade mais do que eu.
Pudim de claras
(adaptado daqui)
- 4 claras
- 8 colheres de açúcar
- 1 colher (café) de essência de baunilha (sempre uso caseira)
*
- 1 xícara (chá) de açúcar para o caramelo
Bata as claras em neve até ficarem firmes, acrescente o açúcar aos poucos, batendo bem a cada adição.
Bata por mais uns 5 minutos, desligue, acrescente a essência de baunilha e envolva delicadamente.
Enquanto as claras são batidas caramelize uma forma pequena de furo central e reserve.
Despeje as claras batidas na forma preparada, eu usei uma de banho-maria que vai direto na chama do fogão (fogo médio), mas caso não tenha, leve uma assadeira ao forno (180ºC), preencha com um pouco de água quente e coloque a forma no centro, asse por cerca de 30 minutos ou até que o pudim esteja com a superfície dourada.
Retire e deixe esfriar parcialmente para desenformar, se ainda estiver quente poderá quebrar e se esfriar demais, ficará grudado.
Solte as laterias com ajuda de uma faquinha, gire a forma delicadamente de um lado para outro para soltá-lo mais, coloque um prato sobre a forma e vire de uma vez, ele deverá cair inteiro com um pouco de calda por cima.
Que lindo ficou seu pudim Cristina, é realmente muito leve mas delicioso, obrigada por partilhar
ResponderExcluirbeijos!
Mariana, obrigada!
ExcluirBj,
Cristina adoro pudim de claras e o teu ficou lindo beijinhos
ResponderExcluirObrigada Cristiana!
ExcluirBj,
Oi, Cris! Menina, fiquei com pena do Pudim de Claras, rs. Eu gosto muito de um pudim de claras de um restaurante que vou sempre, mas o deles é mais denso que esse que a gente faz em casa, não sei qual o segredo! Quando eu era pequena minha mãe fez uma vez e usou as gemas para baba de moça como cobertura no lugar do caramelo, lembro que ficou legal! =)
ResponderExcluirBeijinho!!!
rsrsrs, pobrezinho né Luna, não é que seja ruim, mas tenho tantas delícias para testar que esse creio que não farei mais!Com baba de moça deve ficar interessante!
ExcluirObrigada querida!
Bj,
Querida Cristina,
ResponderExcluirnunca fiz pudim de claras, mas o seu ficou com um aspecto lindo e delicioso e agradou muito a sua irmã isso que importa, rsrs.
Quanto a sua pergunta sobre as forminhas de esfihas eu tenho 2 a grande e a pequena, elas modelam direitinho as esfihas por isso ficam com um formato lisinho e bonito.
Aqui está os modelos:http://festegiare.com/loja/index.php?route=product/product&product_id=178
Beijos ♥
Andréa, é bem verdade, fiz para ela e ela gostou!
ExcluirObrigada pela pronta resposta, achei mesmo lindas as esfihas todas iguais!Vou lá dar uma olhada.
Bjs,
Eu sou suspeitara falar, Cristina, pois adoro pudim de claras. Minha mãe sempre faz quando nos reunimos na casa dela, e ela incrementa com lasquinhas de amêndoas. Mas o que eu gosto mesmo leva umas casquinhas de limão ralada hmmmm fica muito bom e não vai mais parecer uma "nuvem" doce rsrs
ResponderExcluirFicou lindo seu pudim, pena vc não ter gostado muito.
Renata, pensei em colocar as casquinhas, mas queria saber o sabor mais original!rs,
ExcluirObrigada!!
Ficou uma perfeição!!
ResponderExcluirObrigada Sandra, ao menos não desmontou...fiquei com medinho!rs,
ExcluirBj,
Vizinha, tbm nunca comi pudim de claras mas já pela aparência me parece delicioso, bem leve e aerado! Estou com "toneladas" de claras congeladas aqui. Estou pensando seriamente em fazer seus suspiros já que este pudim não foi de "erguer as sobrancelhas"!
ResponderExcluirBjss e uma linda quinta!
Olá Akemi, essa foi minha impressão, mas vc vai ler nos comentários que a maioria gosta muito!Prefiro os suspiros, já que devorei dois potes num tapa!!rs,
ExcluirObrigada!Bj,
Cris eu nunca preparei esse pudim, mas minha mãe sempre faz. É uma delicia!!!
ResponderExcluirbjsss
Cris, eu tb era louca para comer um pudim de claras, qdo o fiz tive a mesma impressao, rs.
ResponderExcluirOlha, a Vivi tem um blog, vem ver as caretas dela, rs.
http://viviundihrewelt.blogspot.de/2012/08/der-23august-ist-ein-besonderer-tag.html
Grande beijo
rsrsrs, mas vale a experiência, né Georgia!
ExcluirVou visitar a Vivi sim!
Obrigada!Bjs,
Acho que muitas vezes ha toda uma carga emocional que associamos a certas receitas. E elas tem um sabor bem maior do que o que é proporcionado pelos seus ingredientes. Lindo gesto teu de fazer um pudim que sabias tua irma amava. xx
ResponderExcluirQue lindo Cris, tenho umas claras congeladas, vou ver se faço um, tem uma prima que mora com a gente que ela adora pudim de claras. Ficou muito bonito, e mesmo não agradando a voces como esperavam, valeu pela experiência não é mesmo?
ResponderExcluirBeijinhos