Depois de várias receitas salgadas, nada melhor que um docinho para alegrar a vida...e que docinho, é puro açúcar e claras!
Comecei a congelar claras tem pouco tempo, até então, eu as colocava num potinho e guardava na geladeira com intenção de usá-las brevemente, mas como se sabe, intenção é diferente de ação e as claras se perdiam, indo direto para o ralo da pia, mas com o blog veio aprendizado e ao notar que muitas cozinhas congelavam suas claras com ótimo resultado, passei a congelar as minhas.
Assim nasceu meu primeiro suspiro depois de muitos anos, fiz uma única vez e não sabia se iria acertar novamente.Esteticamente falando, ficaram longe de algumas belezinhas que vejo por aí, mas para mim estavam ótimos...deliciosamente doces e prontos para resolver minha gula por açúcar!! ; o
Essa receita é bem simples e está anotada há vários anos no meu caderninho, me foi passada por uma cliente, cujo nome, infelizmente não anotei e não me recordo mais.
Suspiro
- 1 copo de claras
- 3 copos de açúcar (usei 2 e 1/2)
Numa panelinha, misture as claras com o açúcar, leve ao fogo baixo e aqueça brevemente.Deve ficar apenas ligeiramente morno.
Coloque na batedeira e bata até que fique bem firme e ao esfregar um pouquinho de creme entre os dedos não seja possível sentir mais o açúcar.
Forre algumas assadeiras com papel de pão ou papel manteiga, use saco de confeitar ou como eu, improvise usando um saco próprio para alimentos limpo, é só colocar o merengue dentro, fazer um pequeno furo em um dos cantos e moldar os suspiros...não tenho prática, nem sou muito habilidosa, então cada um ficou com aspecto único...viva a diversidade! \o/
Leve para assar em forno baixo, no meu forno o mínimo é 180ºC, então na segunda fornada coloquei uma colher de pau na porta para diminuir o calor.
O tempo pode variar de acordo com a temperatura de cada forno, os meus suspiros levaram cerca de 50 minutos para assar.
Rend. aproximadamente 80 uindades.
*Na última fornada, antes de moldar, misturei 1 colher (café) de essência caseira de baunilha no merengue, que deu uma diferença sutil, mas perceptível no sabor.
Ainda tenho claras congeladas, mas terei que encontrar outra receita para dar cabo delas, pois para mim é impossível comer um só desses docinhos, aliás dois, três, quatro.......
Uma ótima quinta-feira a todos!!
Cris devem ter ficado deliciosos, eu adoro!
ResponderExcluirBjss
Mel
Oi Mel, é tão bom que como demais!!rs,
ExcluirBj e obrigada!!
Ai, ai... que tentação...guarda uns prá mim. Cibeli
ResponderExcluirkkkk, já acabou!!devorei!!
ExcluirA única vez que fiz sairam uma caca e desisti mas a tua receita é diferente das que tenho visto.Talvez experimente.
ResponderExcluirPara usares as outras claras faz umas farófias ou uma tarte de claras (tens no meu blog),são ambas deliciosas.
Bjoka
RIta
Olá Rita, é simples, experimente!!Sabe que já vi a receita das farófias no teu blog, aliás nunca tinha ouvido esse nome...gostei viu e a tarte vou procurar por lá!Obrigada!!
ExcluirBj,
Ai que delicia!
ResponderExcluirAdoro suspiro e nem me importo com o formato deles rsrsr, o que eu quero é comer!
Mas, me conta como se congela as claras e depois como descongela?
beijos
Olá Lucia, bem simples, coloque as claras num copo de plástico (de requeijão)anote a quantidade e leve ao freezer, quando quiser usar, retire com antecedência para descongelar!
ExcluirObrigada pela visita!!
Bj,
Olá Cris, se tem uma receita que não acerto e nunca acertei foi a de suspiros. Adoro suspiros, mas se vc visse os meus vc daria risada, parecem mais sufocos do que suspiros rsrs. Ficam murchinhos, e puxa puxa, não ficam assim sequinhos como os seus. Vou tentar mais uma vez, e seguir sua receita, uma cozinheira que se preze não deve desistir jamais hehe. Aprendi a pouco tempo tbém congelar as claras. Congelo as minhas tbém, vou tentar. Faça um pudim de claras qualquer dia com as que vc tem ainda. Fica delicioso, pena que tbém esse pudim nem me arrisco a fazer tendo em vista os meus desastrados suspiros hehe.Beijinhos
ResponderExcluirOi Josy, na verdade queria quebrar essa sensação de não acertar suspiros, fiz uma vez e ficou ótimo, mas tinha a impressão que não iria mais acertar e acertei, então tente amiga, tente!
ExcluirQuanto ao pudim de claras nunca comi, mas minha irmã vive me pedindo para fazer, acho que posso agrádá-la agora!
Bjs e obrigada!!
Minha querida,
ResponderExcluirsuspirei só de olhar para as fotos, que delícia!
Suspiros que gostinho de infância, eu adora comprar
suspiros e maria-mole, deu água na boca, só de lembrar.
Tentei fazer uma vez foi um verdadeiro fracasso, quem
sabe seguindo a sua receita dá certo? Vou fazer no dia
que o meu irmão vir me visitar ele adora tbm!
Ficaram lindos e apetitosos!
Beijinhos
Andréa, eu tbm comia muito suspiro cor de rosa e maria mole...saudade!!Experimente esse, é fácil!
ExcluirBjs e obrigada!!
Ola Faço salgados e uso muita gema e sempre congelo as claras, suspiro parei um pouco de fazer comia muito.Então comecei a fazer bolo.Gosto muito do seu blog.
ResponderExcluirNeri, então temos algo em comum...comi um potão de suspiros sozinha rapidinho!!isso tem que parar!rs,
ExcluirObrigada e seja sempre bem-vinda!!
Oi Cristina, vim conhecer teu blog e cheguei na hora certa de suspirar. Já pg a receitinha, adoro torta de morango c/ suspiro.
ResponderExcluirGostei tanto do teu blog e fiquei te seguindo.
Bjsssssssssssss e sucesso.
Se quiser me visitar, será muito bem vinda e se quiser me seguir tb, vou ficar muito feliz.
Pra mim suspiros são muito temperamentais, nunca sei quando vai dar certo, às vezes uma fornada fica ótima, outra dá vontade de jogar fora. Concordo com vc: suspiros são difíceis de parar de comer, até por isso que quase não faço (e com a falta de prática fica mais difícil acertar).
ResponderExcluirCom as sobras de claras gosto de fazer friands, ou um bolo de claras simples e mais leve.
beijos