Nesse final de semana tive vontade de relembrar um sabor muito conhecido na casa da minha mãe, desde que me lembro, os bolinhos salgados de milho estão lá.
Ela os preparava em grande quantidade, enquanto meu pai, eu e meus irmãos já estávamos sentados ao redor da mesa da cozinha à espera deles...essa imagem cresceu comigo e até hoje ainda acontece ocasionalmente, outros foram se juntando ao grupo, somente meu pai já não está mais lá.
Essa é justamente minha maior saudade...ele era fã nº1 dos bolinhos.
*-*
Essa não é bem uma receita compartilhada e sim uma memória compartilhada, não vou dizer a vocês, por favor experimentem, que é delicioso. Para mim sim, é deliciosamente saboroso e reconfortante, por isso mostro aqui, uma das minhas comidas de alma!
De qualquer forma o modo de fazer é bem simples, ralei 5 espigas de milho em um ralo médio (bater no liquidificador não funciona tão bem) e as espigas tem que estar bem granadas e firmes, não duras.
Acrescentei sal e está pronta a massa do bolinho.
Se ficar muito líquida (isso depende do milho e até do ralo) eu passo por uma peneira grossa para tirar um pouco do caldo, que pode ser usado para fazer curau...eu fiz! ; )
Daí é só fritar as colheradas em óleo quente até dourar bem, depois coloque para escorrer em papel toalha e sirva.
Como eu disse antes, eu amo, talvez vocês detestem. E já vou avisando, como a massa é bem líquida, o bolinho absorve gordura, mais que um bolinho frito normal e embora o lado físico do meu coração não aprecie, o lado emocional salta de alegria.
\o/\o/\o/
E aqui está o curau, um mingau espesso e cremoso, feito apenas com o caldo retirado da massa do bolinho, acrescido de leite e adoçado a gosto, levado ao fogo brando, mexendo sempre até que engrosse e cozinhe bem.
Pode ser servido quente (eu prefiro) ou frio, salpicado com canela em pó.
hola ...muy exquisitos son una tentación me encantan,abrazos y abrazos,me quedo por aquí.
ResponderExcluirRosita, que bom tê-la por aqui, seja bem-vinda!
ExcluirBjs,
Curau é a cara da minha infância, mas aqui chamamos de canjica. Os bolinhos estão com uma cara ótima, eu confesso que adoro uma fritura (devemos evitar mas de vez em quando é bom!). Beijo!
ResponderExcluirLuna, que bom que encontro alguém que assume gostar de fritura!rs...
ExcluirO bolinho é tão bom e o curau (canjica) tbm!
Bjs,
Bom dia, Cris! Que delícia começar o dia com estes bolinhos que trazem tantas boas lembranças! Eu tenho certeza que vou adorá-los tbm! Bjss e uma ótima semana!
ResponderExcluirAkemi, tenho certeza que vc vai gostar sim e as lembranças enchem o coração de alegria!
ExcluirBjs,
Oi Cris,
ResponderExcluirEste bolinho deve ser delicioso, ainda mais que é um bolinho com gostinho de saudade.
Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.
SORTEIO “Chá do Chapeleiro Maluco”
http://www.gosto-disto.com/2012/04/sorteio-cha-do-chapeleiro-maluco.html
Betty, obrigada linda!
ExcluirBjs,
Isso é de verdade comida de alma - eu voltei no tempo pois sempre comia curau e bolinho de milho quando criança, não só quando criança como até hoje, adoraria comer o seu bolinho. :)
ResponderExcluirEli
Oi Eli, quase ninguém conhece bolinho salgado de milho, enfim encontrei alguém!rs...
ResponderExcluirBjs,
Olá Cristina. Você já viu o vídeo do Dr. Lair Ribeiro, com referência ao óleo de canola? Procure no You Tube, então.
ResponderExcluirCumprimentos
Olá Jô, não tinha visto o vídeo, mas já tinham me falado a respeito.Na verdade se olharmos com mais profundidade, toda nossa alimentação está comprometida, mas mudamos o que é possível (quando possível) conforme aprendemos!Obrigada!
ExcluirGente ela descreveu minha infância
ResponderExcluirEsse bolinho é uma dlç, vou tentar fazer pra relembrar a infância
Fico feliz em saber.
Excluir